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dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRoussos, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2014-03-21T01:49:16Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88778pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo exploratório, de abordagem qualitativa, de método descritivo e interpretativo, caracteriza-se como um estudo de caso da Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), que busca analisar as necessidades informacionais dos alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade, assim como verificar se as mesmas são atendidas. Contempla um referencial teórico da área a fim de embasar sua metodologia baseada nas ferramentas de coleta de dados, de observação e entrevista semiestruturada. Analisa as ferramentas e mecanismos de busca utilizados pelos usuários, a autonomia diante do acervo, assim como a qualidade do Serviço de Referência oferecido na Biblioteca. Conclui que os usuários em sua maioria utilizam-se do acervo para fins acadêmicos, que permanecem conservadores ao preferir o Serviço de Referência Presencial ao invés do Virtual, e que é satisfatório o auxílio oferecido pelos servidores da Biblioteca Setorial.pt_BR
dc.description.abstractEl presente estudio exploratorio, de enfoque qualitativo, de método descriptivo y interpretativo, que se caracteriza como un estudio de caso de la Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BibEdu/UFRGS), que busca analizar las necesidades de informacion de los estudiantes de pregrado e postgrado de la Universidad, así como verificar se estas son atendidas. Incluye uma área teórica com el fin de apoyar su metodologia basada em herramientas de recogida de datos, de las entrevistas semiestructuradas y observación. Analiza las hierramientas y motores de búsqueda utilizados por los usuários, la autonomia en el acervo, así como la calidad del Servicio de Referencia que se oferece em la Biblioteca. Concluye que los usuarios en su mayoría utilizan el acervo para fines académicos, continuando conservadores al preferir el Servicio de Referencia Presencial en lugar de lo Virtual, y que és satisfactoria la assistência oferecida por las personas de la BibEdu/UFRGS.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServicio de referenciaes
dc.subjectServiço de referênciapt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectEstudio de casoes
dc.subjectBiblioteca Setorial de Educação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sules
dc.titleBiblioteca Setorial de Educação da UFRGS: estudo de caso sobre o serviço de referênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913500pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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