Repositório Digital

A- A A+

O jogo das citações: análise das citações de Julio Cortázar

.

O jogo das citações: análise das citações de Julio Cortázar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O jogo das citações: análise das citações de Julio Cortázar
Autor Casali, Annie
Orientador Machado, Geraldo Ribas
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Análise de citação
Bibliometria
[es] Análisis de citas
[es] Cortázar, Julio
[es] Literatura
Resumo Estudo bibliométrico que teve como objetivo analisar as citações de Julio Cortázar na base de dados Web of Science no período de 1945 a 2013. Para tanto, fez-se uso de fontes informacionais sobre a produção científica, análises de citações e do próprio autor estudado, com vistas a relacionar a sua produção ficcional para com o estudo da mesma pela comunidade científica. Os indicadores estabelecidos para esta pesquisa foram a área de conhecimento e de pesquisa dos autores citantes, a tipologia dos documentos, autores citantes, o idioma das publicações, os países de origem das mesmas, o ano das publicações e as obras mais citadas de Julio Cortázar. Ao todo, foram coletadas 393 citações acerca da obra do autor estudado. Os indicadores gerados a partir desse levantamento foram organizados e tratados, com a finalidade de gerar quadros e gráficos, no software Microsoft Office Excel 2010. Após a análise destes dados, os resultados apontaram para a necessidade do fortalecimento do diálogo entre as áreas humanas e exatas, quanto à utilização da Literatura para compor a sua produção, além disso, observou-se a relevância da obra do autor estudado para a produção científica na contemporaneidade.
Resumen Estudio bibliométrico tenido como objetivo analizar las citas de Julio Cortázar en la base de datos Web of Science en el período 1945-2013. Para este, hizo uso de fuentes de información sobre la producción científica, el análisis de citas y propio estudio del autor, con el fin de relacionar la producción de ficción hacia el estudio de la misma por la comunidad científica. Los indicadores establecidos para esta investigación fueron el área del conocimiento y la investigación de los autores citan, la tipología de los documentos, los autores citan, la lengua de las publicaciones, los países de origen de la misma, año de publicación y los trabajos más citados de Julio Cortázar. En total, se recogieron 393 citas referentes a la obra del autor estudiado. Los indicadores generados a partir de esta encuesta fueron organizadas y manejadas, con el fin de generar tablas y gráficos en el software Microsoft Office Excel 2010. Tras el análisis de estos datos, los resultados apuntan a la necesidad de fortalecer el diálogo entre las humanidades y las áreas exactas, ya que el uso de la literatura para hacer su producción, además, destacó la relevancia de la obra del autor estudiado para la producción Ciencia hoy en día.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88779
Arquivos Descrição Formato
000913503.pdf (667.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.