Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Analia dept_BR
dc.date.accessioned2014-03-21T01:49:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88780pt_BR
dc.description.abstractA evolução da escrita e do livro, contextualizando: a evolução da escrita; a leitura e a leitura digital; a invenção da imprensa; o livro tradicional e o eletrônico, os equipamentos leitores, os nativos digitais e as gerações X, Y e Z, os direitos autorais e as editoras, as bibliotecas e sua relação com os livros eletrônicos. Tem por objetivo geral analisar como os alunos da Escola de Engenharia da UFRGS usam a informação digital em seus estudos acadêmicos e em atividades de lazer. Adota a metodologia quali-quantitativa, caracterizando-se como uma pesquisa aplicada, de cunho exploratório, tendo como objeto de pesquisa os usuários da Biblioteca Elyseu Paglioli – BIBENG, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utiliza como método o estudo de caso, adotando como instrumento de pesquisa o questionário. Os dados mostram que, apesar do crescente uso da informação em meio digital e consequentemente o aumento de leitores de e-books, a preferência ainda é sobre o livro impresso. A pesquisa conclui que o livro impresso vai conviver muito tempo com o digital que, por sua vez, gradualmente deverá conquistar os leitores, porém isso vai acontecer pacificamente e ambos deverão conviver harmoniosamente nos próximos anos, como aconteceu com o volumen e o codex.pt_BR
dc.description.abstractThe evolution of writing and the book, contextualizing: the evolution of writing, reading and digital reading, the invention of printing, traditional books and electronic readers devices, digital natives and the X, Y and Z generations, the copyright and publishers, libraries and its relationship with electronic books. Has the objective to analyze how students of the School of Engineering at UFRGS use digital information in their academic studies and in leisure activities. Adopts the qualitative-quantitative methodology, characterized as an applied research, exploratory, and as a research library users Elyseu Paglioli - BIBENG , School of Engineering, Federal University of Rio Grande do Sul used as the method case study, adopting as a research tool the questionnaire. The data show that, despite the increasing use of digital information and consequently the increase of e-book readers, the preference is still on the printed book. The research concludes that the printed book will live long with digital that, in turn, should gradually gain readers, but it will happen peacefully and both should coexist harmoniously in the coming years, as happened with the volumen, and codex.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectE-booken
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectDigital booken
dc.subjectDigital readingen
dc.subjectAcademic libraryen
dc.subjectEscola de Engenharia da UFRGSen
dc.titleE-Books e leitura digital: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913508pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples