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O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS

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O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS

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Título O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
Autor Silva, Adaiane Oliveira da
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Co-orientador Machado, Geraldo Ribas
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca universitária
Facebook (Site)
[en] Academic libraries
[en] Facebook
[en] Virtual communication
[en] Virtual social network
Resumo Objetiva estudar a comunicação das bibliotecas universitárias da UFRGS com suas comunidades usuárias por intermédio do Facebook, assim como as interações ocorridas nesta rede social virtual, a partir dos conteúdos publicados por estas unidades de informação. Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Universitárias, Web 2.0, Biblioteca 2.0, Redes Sociais, Facebook e Facebook nas Bibliotecas Universitárias. Apresenta uma pesquisa descritiva e exploratória, com um universo de oito bibliotecas da UFRGS que aderiram ao uso do Facebook. Usa como procedimento técnico a pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados quantitativos são levantados por meio de formulário, através de observações sistemáticas; os qualitativos por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas junto aos responsáveis pela manutenção do Facebook. Utiliza a estatística para análise dos dados quantitativos e o método análise de conteúdo para os dados coletados nas entrevistas. Mostra que menos da metade das bibliotecas universitárias da UFRGS possui Facebook, sendo que o perfil é a forma de presença mais incidente. Exibe os tipos de informação divulgados pelas bibliotecas e as interações ocorridas nestes. Averigua como foram criadas as contas do Facebook pelas bibliotecas, assim como a forma que estas as mantêm quanto aos conteúdos publicados. Conclui que a maioria das bibliotecas da UFRGS que possui Facebook, apesar de não ter realizado um planejamento para a implantação da conta, comunica informações que possam ser interessantes e úteis à sua comunidade usuária e recebe um retorno por meio das interações, embora, às vezes, pequeno. Recomenda para as bibliotecas alguns cuidados no momento da criação de uma conta no Facebook, assim como na manutenção desta quanto aos conteúdos publicados, de forma que tenham uma boa comunicação com suas comunidades usuárias, além de receberem um retorno positivo destas, com mais interações.
Abstract It aims to study the communication of university libraries from UFRGS with their user communities through Facebook as well as the interactions occurring in this virtual social network, starting from published contents by these information units. It contextualizes, theoretically, University Libraries, Web 2.0, Library 2.0, Social Networking, Facebook and Facebook in Academic Libraries. It presents a descriptive and exploratory search which indicates eight libraries from UFRGS that have adhered the Facebook's use. It uses the field research as technical procedure with a quantitative and qualitative approach. The quantitative data are raised through forms from systematic observations and the qualitative data are collected by structured interviews that are applied together to those responsible for Facebook's maintenance. It utilizes statistics to analyze the quantitative data and the method of content analysis to collected data on the interviews. It displays that less than half university libraries from UFRGS have Facebook, even profiles have been the most frequent form of presence. It shows the types of information disclosed by libraries and the occurring interactions in these. It ascertains how were the Facebook accounts created by libraries as verifies the way that those maintain the published contents. It concludes that most of UFRGS libraries that has Facebook, despite not having made a planning for the implementation of the account, communicate informations that may be interesting and useful to its user community and receive feedback through interactions, though, sometimes small. It recommends to the libraries some cares to create an account on Facebook, as well in the maintenance of the published contents, so that the libraries have good communication with their user communities, besides a good return with more interations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88782
Arquivos Descrição Formato
000913513.pdf (2.241Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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