Repositório Digital

A- A A+

Mediação de leitura: a biblioterapia como fator para a inclusão social de idosos residentes em ILPIs

.

Mediação de leitura: a biblioterapia como fator para a inclusão social de idosos residentes em ILPIs

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mediação de leitura: a biblioterapia como fator para a inclusão social de idosos residentes em ILPIs
Autor Melo, Vanessa Martins de
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioterapia
Inclusão social
[en] Bibliotherapy
[en] Librarianship
[en] Reading
[en] Seniors
[en] Social inclusion
Resumo Esta monografia apresenta um estudo sobre a mediação de leitura por meio da biblioterapia como fator de inclusão social para idosos residentes em ILPIs. Apresenta como referencial teórico o idoso perpassando a qualidade de vida no envelhecimento, as Instituições de Longa Permanência para Idosos, as políticas públicas e a inclusão social assim como abrange a leitura e sua mediação na biblioterapia. A metodologia utiliza-se da observação e da entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os dados obtidos são descritos e analisados conforme o enfoque terapêutico da leitura para o qual este trabalho se propõe. O resultado da investigação destaca a importância da leitura para os idosos e mostra que a atividade de leitura contribui para a vida dos sujeitos proporcionando bem-estar, motivação e qualidade de vida. Quanto à inclusão social dos idosos evidencia que ela acontece na prática da biblioterapia e em relação ao grupo de voluntários do projeto VIVendo Histórias.
Abstract This monograph presents a study on reading mediation through bibliotherapy as a factor of social inclusion for the elderly living in ILPIs. Presents as a theoretical permeating the elderly quality of life in aging, Institutions for the Aged, public policies and social inclusion as well as covers reading and mediating in bibliotherapy. The methodology is used observation and interview as data collection instruments. The data obtained are described and analyzed as a therapeutic approach to reading for which this work is proposed. The result of the research highlights the importance of reading to the elderly and shows that the reading activity contributes to the lives of individuals providing wellness, motivation and quality of life. As for the social inclusion of the elderly shows that it happens in the practice of bibliotherapy and for the group of volunteers from Living Stories project.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88821
Arquivos Descrição Formato
000913423.pdf (1.200Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.