Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorCampos, Neuceli dept_BR
dc.date.accessioned2014-03-22T01:53:16Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88823pt_BR
dc.description.abstractAs bibliotecas públicas exercem um papel fundamental na sociedade, visto que elas e seus profissionais são imprescindíveis para o aprimoramento e o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, com o incentivo e a motivação pelo gosto da leitura e com a aprendizagem continuada, o cidadão pode transformar não somente sua própria vida como também o ambiente que o cerca. Este processo de aprendizagem ao longo da vida possibilita que as pessoas desenvolvam pensamento crítico e compreendam o mundo à sua volta. Da estrutura deste trabalho de conclusão de curso, cujo tema central são as bibliotecas públicas e a cidadania, constam a responsabilidade do bibliotecário e a descrição de exemplos referentes ao desenvolvimento de ações voltadas à cidadania nos espaços das bibliotecas. Salienta a função social da biblioteca pública como espaço para a promoção da leitura e da inclusão social e digital, e também aborda a responsabilidade do bibliotecário como mediador social. Para a elaboração deste trabalho, são utilizadas como fontes o Manifesto da IFLA, a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciências da Informação (BRAPCI) e a base Library and information Science Abstracts (LISA). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.description.abstractPublic libraries play a key role in society, because they and their librarians are essential for the improvement and development of citizenship. Accordingly, with the encouragement and motivation for the pleasure of reading and continued learning, the citizen can transform not only your own life but also the environment that surrounds it. This process throughout the life learning enables people to develop critical thinking and understand the world around them. The structure of this Course Completion Assignment, whose central theme are public libraries and citizenship, consists the responsibility of the librarian and the description of examples for the development of actions related to citizenship in the spaces of libraries. Emphasize the social function of the public library as a space for the promotion of reading and social and digital inclusion, and also discusses the responsibility of the librarian as social mediator. To prepare this work, we have or sources relied on sources such as the IFLA Manifesto, the base reference data journal Articles in Information Sciences (BRAPCI) and base Library an Information Science Abstracts (LISA). The methodology used was the literature research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectPublic librariesen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectLibrariansen
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.titleBibliotecas públicas e cidadania: a responsabilidade social dos bibliotecáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDias, Maria Luciapt_BR
dc.identifier.nrb000913433pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples