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Acessibilidade arquitetônica em diferentes tipologias de biblioteca

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Acessibilidade arquitetônica em diferentes tipologias de biblioteca

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Título Acessibilidade arquitetônica em diferentes tipologias de biblioteca
Autor Giacumuzzi, Gabriela da Silva
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Acessibilidade
Biblioteca
[en] Accessibility
[en] Public library
[en] School library
[en] Specialized library
[en] University library
Resumo O estudo verifica como ocorre a acessibilidade arquitetônica e física e acessibilidade de mobiliário e equipamentos em diferentes tipologias de bibliotecas e como os padrões de acessibilidade transcendem os tipos de bibliotecas. Desenvolve uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso múltiplo cujos sujeitos são uma biblioteca escolar, uma biblioteca especializada, uma biblioteca pública e uma biblioteca universitária. Utiliza uma lista de verificação chamada Instrumento de Avaliação das Condições de Acessibilidade em Bibliotecas para obter os dados necessários para a análise das condições de acessibilidade presentes nas bibliotecas do estudo. Os dados obtidos na observação e aplicação do Checklist são analisados para apontar os requisitos em que as bibliotecas atendem ou deixam de atender aos padrões de acessibilidade necessários para atenderem o que está de acordo com o exigido pela legislação brasileira, sendo acessíveis ou inacessíveis no atendimento a tais padrões. Embasa o estudo por meio do referencial teórico que apresenta a legislação brasileira referente aos direitos das pessoas com deficiência e conceitua biblioteca acessível, biblioteca escolar, biblioteca especializada, biblioteca pública e biblioteca universitária. Aponta que as bibliotecas não atendem todos os quesitos de acessibilidade arquitetônica e física em seus ambientes. Conclui que o respeito à legislação brasileira e o atendimento às diretrizes das Normas Brasileiras Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas são fundamentais para que as bibliotecas sejam acessíveis para todas as pessoas.
Abstract The study checks how the architectural and physical accessibility and accessibility of furniture and equipment in different types of libraries and how accessibility standards is beyond the types of libraries . Develops an exploratory qualitative research through a multiple case study whose subjects are a school library , a specialized library , a public library and a university library . Uses a checklist called Instrument of Avaliation of Conditions Accessibility in Libraries to obtain the data needed for the analysis of accessibility conditions present in the study libraries . The data obtained in the observation and application of Checklist are analyzed to point out the requirements that libraries meet or fail to meet accessibility standards required to meet what is required according to the Brazilian legislation , being accessible or inaccessible in meet such standards . Basing the study through the theoretical framework that presents Brazilian legislation concerning the rights of persons with disabilities and conceptualizes library, school library , specialized library , public library and university library . Points out that libraries do not meet all requirements for architectural and physical accessibility in their environments . Concludes that compliance with Brazilian legislation and compliance with standards of the Brazilian Technical Standards of Brazilian Association of Technical Standards are fundamental to the libraries to be accessible to all people.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88824
Arquivos Descrição Formato
000913438.pdf (3.553Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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