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Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias

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Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias

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Título Desvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathias
Autor Prado, Nathalia Nunes do
Orientador Muller, Karla Maria
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Empresa funerária
Estratégia de comunicação
[en] Communication
[en] Communicative strategies
[en] Funenary segment
[en] Mathias group
Resumo A vida é composta de etapas, sendo uma delas a morte. No entanto, falar deste último momento, que para muitos é considerado uma despedida definitiva do mundo dos vivos sem possibilidade de retorno, ainda é um assunto difícil de ser debatido, embora faça parte do destino de todos. As funerárias são as instituições responsáveis por todos os trâmites que envolvem o adeus aos indivíduos, fazendo uso de uma comunicação estratégica para que o diálogo com os públicos possa ser efetivo. O Grupo Mathias, rede de assistência funeral localizado na cidade de Porto Alegre é uma destas organizações, que há 48 anos, presta este serviço à sociedade, através dos seus quatro empreendimentos funerários, as empresas Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia e Jardim da Paz. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho tem como objetivo detectar quais são as estratégias comunicacionais do Grupo Mathias e dos seus estabelecimentos. Para tal, será utilizada a metodologia de Estudo de Caso, sendo desenvolvida Análise Interpretativa nos materiais de comunicação que compõe o corpus desta monografia. Com base nas análises desenvolvidas, pode-se concluir que a principal estratégia diz respeito à forma como o Grupo pretende ser visto, considerando que é a partir do posicionamento assumido ora enquanto rede, ora como uma de suas funerárias, que as práticas comunicacionais são desenvolvidas.
Abstract Life is made up of stages, one of them being death. However, when speaking of this stage, which for many is considered a final farewell to the world of living with no possibility of return, is still a difficult issue to be discussed, although it is part of everyone’s destiny. Funeral homes are the institutions responsible for all procedures involving farewell to individuals, making use of strategic communication to make the dialogue with the public effective. Mathias Group, a network of funeral care in the city of Porto Alegre is one of these organizations, which for 48 years, provides this service to society through its four funeral ventures firms Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia and Jardim da Paz. Given this background, this paper aims to detect the communicative strategies of the Group Mathias and its establishments. To do this, the case study methodology will be used; an Analysis Interpretative communication material will be developed to make up the corpus of this monograph. Based on the analysis undertaken, it can be concluded that the main strategy relates to how the Group intends to be seen, considering that it is from the position taken herein as a network, or as one of its funeral houses, the communication practices are developed .
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88865
Arquivos Descrição Formato
000912836.pdf (2.130Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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