Repositório Digital

A- A A+

A sustentabilidade nas ações da comunicação interna: análise das percepções dos funcionários sobre a campanha da semana do meio ambiente de 2013 do Banco De Lage Landen Brasil, com sede em Porto Alegre -RS

.

A sustentabilidade nas ações da comunicação interna: análise das percepções dos funcionários sobre a campanha da semana do meio ambiente de 2013 do Banco De Lage Landen Brasil, com sede em Porto Alegre -RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A sustentabilidade nas ações da comunicação interna: análise das percepções dos funcionários sobre a campanha da semana do meio ambiente de 2013 do Banco De Lage Landen Brasil, com sede em Porto Alegre -RS
Autor Balen, Bruna Porto
Orientador Kaufmann, Cristine
Co-orientador Baldissera, Rudimar
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação interna
Sustentabilidade
Resumo Este trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos acionados pelos funcionários do Banco De Lage Landen Brasil sobre a campanha de sustentabilidade realizada pela comunicação interna durante a semana do meio ambiente do ano de 2013. Os principais referenciais teóricos para o estudo permeiam o conceito de sustentabilidade, de comunicação organizacional, de comunicação interna e tratam a problematização da noção de sustentabilidade no âmbito da comunicação organizacional. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo – proposta por Bandin (1977). Foram entrevistados dez funcionários do Banco De Lage Landen Brasil para que fosse possível responder o problema e os objetivos de pesquisa. O estudo envolve a compreensão das percepções dos entrevistados sobre a campanha realizada na semana do meio ambiente, sobre os pilares da sustentabilidade do De Lage Landen, sobre a relação desses pilares com a campanha e, ainda, sobre o conceito de sustentabilidade. Após a análise, verificou-se que a campanha foi considerada produtiva e pertinente; que a comunicação interna tem o importante papel de conscientizar os funcionários da organização com relação à sustentabilidade, porém que este assunto precisa ser trabalhado com uma proposta mais interativa e com uma frequência maior; e que a divulgação da campanha poderia ter uma comunicação verbal, com mais diálogo entre os funcionários. Os entrevistados, em sua maioria, conhecem algumas práticas de sustentabilidade do banco, porém não se recordam de todos os pilares da sustentabilidade do De Lage Landen. Por fim, a sustentabilidade tende a ser vista como um valor periférico para a maioria dos pesquisados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88866
Arquivos Descrição Formato
000912838.pdf (834.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.