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Comunicação e risco: análise da comunicação da Usina Hidrelétrica Belo Monte no âmbito do seu blog organizacional

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Comunicação e risco: análise da comunicação da Usina Hidrelétrica Belo Monte no âmbito do seu blog organizacional

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Título Comunicação e risco: análise da comunicação da Usina Hidrelétrica Belo Monte no âmbito do seu blog organizacional
Autor Pinto, Karine de Oliveira Amaro Reis
Orientador Rudnicki, Carlise Porto Schneider
Co-orientador Baldissera, Rudimar
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Blog corporativo
Comunicação organizacional
Resumo Este trabalho investigou a comunicação organizacional da Usina Hidrelétrica Belo Monte, empreendimento situado em contexto de risco social e ambiental, no âmbito das redes sociais digitais. O estudo abordou noções de comunicação organizacional, imagem e reputação, bem como sobre risco e crise. Teve-se como objetivo geral identificar os conceitos acionados pela comunicação organizacional, no Blog Belo Monte, bem como verificar o posicionamento adotado, a partir das postagens da empresa no blog, em situações que contradigam seu posicionamento. Como objetivos específicos, a pesquisa contextualizou e apontou os possíveis riscos do empreendimento; verificou os conceitos utilizados na construção da imagem e da reputação em blogs de organizações em contexto de risco; e analisou a forma como a organização posiciona-se em situações de conflito. Para alcance dos objetivos, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, bem como na análise de conteúdo, de Bardin (1977), e análise hermenêutica de profundidade, de Thompson (2002). Para isso, foram analisadas 120 postagens (títulos) do blog, compreendidas entre janeiro e agosto de 2013, a fim de identificar os conceitos trazidos pela comunicação organizacional. Também foram analisadas, cronologicamente, publicações do jornal Folha de São Paulo, que contradizem a imagem do empreendimento, bem como as notas enviadas ao jornal como resposta/defesa. Dentre outros resultados, observou-se que a Usina Hidrelétrica Belo Monte busca construir sua imagem e reputação com base no conceito de Comprometimento. Ainda, constatou-se que a comunicação organizacional aciona os conceitos de competência, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, informação e preservação. Entre outras estratégias, em situações de conflito, a empresa busca exaltar os projetos e as ações já desenvolvidas, bem como atribuir a situação da região a sua formação histórica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88893
Arquivos Descrição Formato
000912606.pdf (3.937Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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