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dc.contributor.advisorAxt, Margaretept_BR
dc.contributor.authorCaimi, Flávia Eloisapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:20:03Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8898pt_BR
dc.description.abstractA formação inicial de professores tem se constituído em tela de fundo para numerosos e vigorosos estudos no âmbito da pesquisa em educação. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da cognição do professor, colocando em relevo seus percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissionais. Diante disso, esta tese aborda uma pesquisa-intervenção realizada junto a 26 acadêmicos finalistas do curso de História – Licenciatura Plena em situação de estágio curricular no segundo semestre do ano de 2004, de uma universidade comunitária do interior do estado do Rio Grande do Sul. Tomando como referência teórica a epistemologia genética de Jean Piaget e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, os objetivos da pesquisa-intervenção consistem em analisar os sentidos produzidos pelos estagiários sobre a aula de história e perscrutar os processos de conceituação da ação docente desenvolvidos no período de estágio. Para tanto, foram mobilizadas duas principais estratégias metodológicas no decurso da disciplina, as quais ofereceram suporte tanto para a intervenção no processo de formação dos professorandos quanto para a coleta de dados da pesquisa, a saber: a) a inserção do grupo-sujeito num ambiente virtual de aprendizagem especialmente proposto para a disciplina, com vistas a potencializar as trocas interindividuais e fomentar processos de conceituação da ação docente numa perspectiva coletiva e cooperativa e b) a instauração de um processo de escrita de memórias de aula, como condição possibilitante para ampliar a capacidade de ver e de pensar a própria ação docente. As inferências e constatações produzidas no processo da pesquisa demonstram que o percurso investigativo-reflexivo dos professorandos sobre as próprias práticas pedagógicas possibilitou-lhes avançar progressivamente na produção de sentidos e na conceituação da ação docente, desde um primeiro patamar de consciência, tido como elementar ou periférico, passando por um segundo patamar, no qual a ação e a conceituação configuram-se paralelamente, até um terceiro patamar, em que a conceituação predomina sobre a ação docente, no plano da abstração refletida. A tematização/problematização dos seus processos cognitivos e de suas práticas pedagógicas, acompanhada da reflexão (com)partilhada com o outro – colegas, professores, autores, teorias –, contribuiu significativamente para a qualificação e para a ressignificação do próprio campo de atuação profissional. Os resultados da pesquisa apontam, ainda, para a necessidade de repensar a estruturação e a dinâmica dos cursos de formação de professores de história, de modo a superar antigas dicotomias entre “formação específica” e “formação pedagógica”, (re)conciliando o fazer e o compreender, a ação e a reflexão, a prática e a teoria.pt
dc.description.abstractThe initial formation of teachers has constituted in background for numerous and vigorous studies in the ambit of investigation on education. It is noted, however, that the approaches which deal with the teacher’s cognition are not explored, pointing out his learning journey and professional development. Before this, this thesis consists of an investigation-intervention performed with 26 finalist graduation students at the History College – Licentiateship in curricular training period in the second semester of 2004, at a communitarian university in the countryside of Rio Grande do Sul state. Having as theoretical reference Jean Piaget’s genetic epistemology and Mikhail Bakhtin’s language philosophy, the aims of the investigationintervention consist of analyzing the senses produced by the trainees on history classes and scanning the processes of conceptualization of teaching action developed during the training. For this, two main methodological strategies have been mobilized during the discipline, which supported the intervention in the process of teachers’ formation as well as for data collection, namely: a) the insertion of the subject-group in a virtual learning environment, especially proposed for the discipline aiming to enforce interindividual exchanges and promote conceptualization of processes of teaching action under a collective and cooperative perspective and b) the installment of a written process of class memo, as possibility condition to enlarge the capacity of seeing and thinking the teaching action. Inferences and results obtained in the investigation show the investigative-reflexive way of teachers on their own pedagogic practices made possible their progressive advance toward the production of senses and in the conceptualization of teaching action, from a primary conscious stage, known as elemental or peripheral, passing by a second one, in which the action and conceptualization configure parallelly, up to a third stage in which the conceptualization is predominant over the teaching action, in the plane of reflected abstraction. Theme/problem of cognitive processes and pedagogic practices, along with the reflection shared with each other – classmates, professors, authors, theories – contributed significantly for the qualification and re-meaning of the own professional field of acting. The results of the investigation also arise the need to rethink the structure and dynamics of formation courses of teachers of history, in such a way to overwhelm old dichotomies between “specific formation” and “ pedagogic formation”, (re) conciliating do and comprehend, action and reflection, practice and theory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch) , 1895-1975pt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFormationen
dc.subjectActionen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectConceptualizationen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSenseen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.titleProcessos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em históriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000590523pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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