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Proposta de um conjunto de elementos de estratégia para um ambiente mesocompetitivo : o caso da cadeia vitivinícola gaúcha

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Proposta de um conjunto de elementos de estratégia para um ambiente mesocompetitivo : o caso da cadeia vitivinícola gaúcha

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Título Proposta de um conjunto de elementos de estratégia para um ambiente mesocompetitivo : o caso da cadeia vitivinícola gaúcha
Autor Silva, Andressa Becker
Orientador Kliemann Neto, Francisco Jose
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Arranjos produtivos
Cadeia produtiva
Planejamento estratégico
Vitivinicultura
[en] Mesocompetitive environment
[en] Productive arrangement
[en] Strategic elements
[en] Wine chain
Resumo A competição empresarial está passando por grandes mudanças, principalmente no que diz respeito à forma das empresas se organizarem, visto que é cada vez mais comum arranjos empresariais competirem entre si – ambiente mesocompetitivo. Nesse novo contexto é fundamental que as empresas do arranjo tenham uma estratégia compartilhada que propicie o sucesso não apenas de uma, mas do aglomerado como um todo. Entretanto, não há uma metodologia única consagrada para definir essa estratégia, nem sequer quais elementos devem ser considerados para tal plano. O objetivo desse trabalho foi propor um conjunto de elementos capazes de orientar a formulação de uma estratégia de negócios adequada ao ambiente mesocompetitivo. Foram empregados dois métodos de pesquisa: pesquisas bibliográfica e de campo, por meio de um estudo de caso. O primeiro foi utilizado para a definição inicial do conjunto de elementos estratégicos a partir do entendimento dos arranjos produtivos e das principais teorias sobre competitividade, governança e estratégia. O estudo de caso possibilitou a validação do conjunto conceitual, tendo como unidade de análise a Cadeia Vitivinícola do Rio Grande do Sul. Foram utilizadas as técnicas de entrevista com especialista e em grupo focado para coleta de dados em campo e construção de teoria para a análise. Seu resultado foi um conjunto de elementos muito parecido com o conjunto definido através da pesquisa bibliográfica, o que deixou evidente o avanço da literatura sobre o assunto. A consolidação dos dois conjuntos (conceitual e prático) definidos por meio dos dois métodos de pesquisa utilizados resultou no conjunto definitivo, com 30 elementos, convenientemente subdivididos em: 10 elementos financeiros e de informação, 12 operacionais e 8 mercadológicos. Entende-se que a consideração integrada desses elementos permite que se oriente a formulação de uma estratégia de negócios para um ambiente mesocompetitivo, identificando seus pontos fortes e fracos bem como ações de melhoria.
Abstract Competition is facing a lot of changes, specially in the way that enterprises organize them selves, because it is more and more common that productive arrangements concur with one another – mesocompetitive environment. In this new context, it is fundamental that organizations in the arrangement have a shared strategy to propitiate success not only to one, but to all the companies in the agglomerate. However, there is no appropriate methodology to define such strategy, not even a list of elements to be considered in this plan. The objective of this work was to propose a set of elements to guide the formulation of a business strategy adequate in a mesocompetitive environment. Two research methods were utilized: bibliographical and field research, through a case study. The first was used in the initial definition of the strategic set of elements from the comprehension of productive arrangement and main theories of competitiveness, governance, and strategy. The case study allowed the validation of the conceptual group, in which the analysis unit was the Wine Chain of Rio Grande do Sul. Interview with specialist and focus group were the techniques used to data collection in camp. The result was a group of elements very similar to the set defined through bibliographical research, making evident the advance of literature on the subject. The final set of elements, formulated from both sources (conceptual and practice) consists at 30 elements conveniently subdivided in: 10 financial and information elements, 12 operational, and 8 marketing related elements. Considering these elements in an integrated way allows the conduction of a business strategy formulation in a mesocompetitive environment, establishing strong and weak points, and improvement actions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8926
Arquivos Descrição Formato
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