Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoll, Johannespt_BR
dc.contributor.authorRamos, Anne Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:20:18Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8929pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação busca compreender os saberes que as crianças têm sobre a velhice. As crianças são entendidas aqui como sujeitos sociais comuns, que produzem cultura – ao mesmo tempo em que também são produzidas sócioculturalmente – nas interações com os seus pares e com outros grupos culturais e etários. Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 16 meninos e meninas, moradores da periferia de Porto Alegre. Através da metodologia adaptada de Grupo Focal, as crianças desenharam, escreveram e discutiram sobre os marcadores identitários da velhice, evidenciando diferentes representações acerca dos idosos. Os dados coletados foram organizados em categorias analíticas de acordo com o método hermenêutico-dialético proposto por Minayo (1998). Sendo o corpo um produto histórico e cultural, as crianças nos permitem conhecer, por meio de seus saberes, os investimentos – sempre localizados, provisórios e situados – que fazemos sobre o corpo-velho, saberes que falam das relações desse corpo com outros corpos, das relações existentes entre os avós e os netos, os velhos e o amor, entre o idoso, o trabalho e a aposentadoria. As análises apontam para uma forte relação de diferenciação entra a juventude e a velhice, na qual a primeira é vista como a identidade – sempre desejável, posição não-problemática, central –, enquanto a segunda é concebida como a diferença. As vozes das crianças se instauram como polifônicas, trazendo fragmentos dos discursos dos avós, assim como de outras pedagogias culturais, como a televisão.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims at understanding the children’s knowledge about aging. The children, in this context, are seen as ordinary social beings who produce culture – at the same time that they are also produced in social and cultural terms – in the interactions with their pairs as well as other cultural and generational groups. This research was developed with a group of sixteen boys and girls who live on the outskirts of Porto Alegre. Through the adopted methodology of the Focal Group, the children drew, wrote and discussed about the identity markers of aging, highlighting different representations of elderly people. The collected data were organized in analytic categories according to the hermeneutics dialectics method proposed by Minayo (1998). Being the body a historical and cultural product, children allow us to learn, through their knowledge, about the investments – always located, provisional and situated – we make about the old-body. This children’s knowledge speaks about the relations of this body with other bodies, the existing relations between grandparents and grandchildren, between elderly people and love, and, between elderly people, work and retirement. The analyses point out a strong relation of differentiation between the youth and the old age, in which the first is seen as the identity – always desirable, non-problematic position, central – while the second one is conceived as the difference. The children’s voices are established as polyphonic, bringing fragments of their grandparents’ speeches, as well as other cultural pedagogies, such as television.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectOld ageen
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleCultura infantil e envelhecimento : o que as crianças têm a dizer sobre a velhice? : um estudo com meninos e meninas da periferia de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591048pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples