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dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorLima, Luís Francisco Ramospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:20:26Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8946pt_BR
dc.description.abstractUma pobre Qualidade da Informação (QI) tem forte impacto no desempenho geral de uma organização. A efetividade e eficácia de utilização da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) dependem da Qualidade da Informação que é transitada por eles. Os investimentos em TI exerceram impactos significativos na indústria bancária nos últimos anos, gerando um grande aumento de volume informacional; tais investimentos, porém, não garantiram semelhante retorno no que se refere à qualidade dessa informação. O objetivo dessa pesquisa é medir a percepção da QI que é utilizada pelos executivos da Indústria Bancária, observando bancos públicos de âmbito federal e estadual. O método escolhido foi a pesquisa survey, realizada a partir de um instrumento previamente proposto para medir a QI, com 15 dimensões de QI divididos em 65 itens. A pesquisa survey foi executada em dois momentos: estudo de pré-teste e estudo final, originando um novo instrumento. Procedimentos qualitativos e quantitativos foram utilizados para refinar o questionário e definir as dimensões finais, como a Validade de Face e de Conteúdo, Análise de Confiabilidade, Análise de Correlação Item-Total Corrigido (CITC), Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória. O modelo obtido possui quatro fatores de qualidade: Acessibilidade, Contextualidade, Confiabilidade e Compreensão, dispostos em 12 itens. A principal contribuição desta pesquisa para o conhecimento acadêmico foi a análise da qualidade da informação, tema escasso em trabalhos internacionais e nacionais, com a proposta de um modelo teórico para medir a qualidade no escopo dos bancos públicos nacionais. Para o setor investigado, apresenta-se um mapeamento da percepção de seus colaboradores acerca da qualidade da informação por eles operada nos seus cotidianos de trabalho.pt
dc.description.abstractA poor Information Quality (IQ) has a strong impact in the development of a organization. The effectiveness and efficacy of Information Technology (IT) and Information Systems (IS) depend on the quality of information which flows through them. IT investments made significant impact on bank industry in the last years, leading to a major informational volume increasing. However, these investments didn’t imply the same effect in IQ. The purpose of this research is to measure the perception of IQ used by bank executives, observing national and state public banks. The chosen method is survey research, conducted with an instrument previously proposed to measure IQ, containing 15 IQ dimensions divided in 65 items. Survey research was conducted in two moments: pre-test study and final study, generating a new instrument. Qualitative and quantitative procedures were used to refine the instrument and define the final dimensions, like Face and Content Validity, Reliability Analysis, Corrected Item-Total Correlation (CITC) Analysis, Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis. The model resulted has four quality factors: Accessibility, Contextuality, Reliability and Understanding, disposed in 12 items. The main contribution of this research to academic knowledge is the IQ analysis, a forgotten theme in national and international researches, proposing a theoretical model to measure quality in the public bank field. It is also presented, to the investigated segment, a map of the perception from its executives about IQ in their daily tasks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation qualityen
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation managementen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectBank industryen
dc.titleQualidade da informação na indústria bancária : o caso dos bancos públicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591671pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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