Repositório Digital

A- A A+

Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar

.

Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
Autor Bitencourt, Karliuza Fonseca
Orientador López Bello, Samuel Edmundo
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Matemática
Pedagogia
Prática pedagógica
Professor
Projeto
Qualificação profissional
[en] Pedagogical practice
[en] Professional education and qualification
[en] Reflection on action
[en] Teaching action
Resumo Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática.
Abstract This study discusses the possibility of professional qualification of Mathematics teachers through the analysis of their teaching action. The study also analyzes the relationships between the actions of Mathematics teachers when exercising the pedagogical practice of projects in the educational system and how those actions contribute towards the (re)signification of the teaching practice, thus enabling the professional qualification. As a perspective in data analysis, the importance of the teachers education for the constitution of Mathematics educators has also been considered, as well as possible implications of this education in the pedagogical practice, and the integration of didactical, pedagogical knowledge in the teaching action as a factor for the qualification of Mathematics teachers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8955
Arquivos Descrição Formato
000591807.pdf (3.586Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.