Repositório Digital

A- A A+

Análise de uma atividade com professores em formação sobre a utilização de vídeos para o ensino de química

.

Análise de uma atividade com professores em formação sobre a utilização de vídeos para o ensino de química

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de uma atividade com professores em formação sobre a utilização de vídeos para o ensino de química
Autor Cruz, Franciane Silva
Orientador Eichler, Marcelo Leandro
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de quimica
Formação de professores
Resumo O campo tecnológico digital está em constante crescimento com inúmeros dispositivos - como tablets, notebooks e celulares- , e os estudantes têm o hábito de usar a tecnologia em muitas situações como jogos, programas e redes sociais. Tais atividades parecem difíceis de serem ligadas à sala de aula, uma vez que grande parte dos programas educacionais das escolas brasileiras foi desenvolvida para um ambiente de aprendizagem do tipo lápis e papel, guiado pelo professor. Para que o docente seja capaz de ajudar os alunos a encontrar e avaliar de forma crítica os recursos tecnológicos disponíveis, é interessante integrar, nos cursos de formação inicial e continuada de docentes, a prática tecnológica. Com esse entendimento, escolheu-se trabalhar uma atividade de reflexão com docentes em formação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a fim de avaliar a compreensão deles sobre o uso do recurso tecnológico no ambiente escolar, que se aproximam dos estudantes habituados a uma interatividade com o mundo e suas ideias. Quanto à experiência de uso, neste trabalho, discutem-se os resultados de uma pesquisa realizada com trinta e um alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem – Perspectiva do Aluno e de três vídeos sobre o assunto de química inorgânica, focados nas funções inorgânicas, produzidos pela Coordenação Central de Educação a Distância da PUC do Rio de Janeiro, em parceria com o MEC. Esta pesquisa permitiu verificar que há a preferência por vídeos dinâmicos e contextualizados pela maioria dos professores em formação consultados, características que estão presentes em dois dos vídeos apresentados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90053
Arquivos Descrição Formato
000913743.pdf (1.163Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.