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Trauma cranioencefálico na criança : uma revisão integrativa

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Trauma cranioencefálico na criança : uma revisão integrativa

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Título Trauma cranioencefálico na criança : uma revisão integrativa
Autor Silveira, Aline Gularte
Orientador Algeri, Simone
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Criança
Cuidados de enfermagem
Traumatismo cranio-encefalico
Traumatismos craniocerebrais
[en] Care nursing
[en] Child
[en] Traumatic brain injury
Resumo Contextualização: Traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer lesão de causa externa que comprometa couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo ou seus vasos com comprometimento anatômico, funcional ou cognitivo, seja este temporário ou permanente. O enfermeiro tem papel fundamental nos cuidados à criança com TCE no intuito de prevenir complicações. Objetivo: Este estudo tem como objetivo conhecer as necessidades de cuidado à criança vitima de TCE. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI), baseada no Método de Cooper (1982), um método que contempla a análise de várias pesquisas primárias sobre determinado assunto, estabelecendo análises comparativas entre as mesmas. Análise e interpretação dos resultados: O estudo contou com uma amostra de 03 artigos inseridos nas bases de dados LILACS e SCIELO, publicados entre os anos de 2003 e 2004, nos idiomas português e espanhol. Os estudos apontam predominância do sexo masculino e idades escolares e pré-escolares. As causas mais frequentes foram os acidentes automobilísticos e as quedas. No atendimento inicial, qualquer episódio de hipotensão, hipóxia ou hipovolemia deve ser evitado, pois estão relacionados a um pior prognóstico. Considerações finais: Destacou-se o processo de enfermagem com a determinação dos diagnósticos de enfermagem e cuidados específicos como importantes fatores associados à adequada assistência de enfermagem que otimize cuidados e priorize a prevenção de complicações.
Abstract Background: Traumatic brain injury is any injury that compromises external cause scalp, skull, meninges, brain or its vessels with anatomical, functional and cognitive impairment, be it temporary or permanent. The nurse plays a key role in the care of children with TBI in order to prevent complications. Objective: This study aims to evaluate the care needs of the child victim of TBI. Methodology: This is an integrative review (IR); based on the method of Cooper (1982), a method that includes the analysis of various primary researches on a given subject, establishing comparative analysis between them. Analysis and interpretation of results: The study involved a sample of 03 items inserted in LILACS and SciELO database, published between the years 2003 and 2004 in Portuguese and Spanish. Studies indicate a predominance of males and school age and preschool children. The most frequent causes were motor vehicle accidents and falls. On initial examination, any episode of hypotension, hypoxia or hypovolemia should be avoided because they are associated with a worse prognosis. Final Thoughts: We emphasize the nursing process with the determination of nursing diagnoses and specific care as important factors associated with nursing care of high quality.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90061
Arquivos Descrição Formato
000912918.pdf (609.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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