Repositório Digital

A- A A+

Estudo da viabilidade de cromatografia iônica frente a outros métodos para determinação de cianeto em água potável

.

Estudo da viabilidade de cromatografia iônica frente a outros métodos para determinação de cianeto em água potável

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo da viabilidade de cromatografia iônica frente a outros métodos para determinação de cianeto em água potável
Autor Souza, Juliano S. de
Orientador Fernandes, Andreia Neves
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química Industrial.
Assunto Agua potavel : Qualidade
Cianeto
Cromatografia iônica
Resumo Atualmente, a elevada toxicidade do cianeto para a saúde humana e saúde ambiental é amplamente conhecida. Sendo assim, o teor de cianeto em água potável é controlado pela legislação brasileira vigente e, cada vez mais, é importante a busca por técnicas analíticas que atendam a essa legislação. Existem vários métodos capazes de determinar cianeto, sendo os mais difundidos a potenciometria direta utilizando eletrodo seletivo e a espectrofotometria. No entanto, estes métodos apresentam algumas desvantagens como, respectivamente, baixa sensibilidade e geração de resíduos tóxicos em quantidade elevada. Dentro deste contexto, a proposta tecnológica aqui apresentada visa estudar a viabilidade da cromatografia iônica como um método alternativo aos métodos convencionais para a determinação de cianeto em água potável. Por meio de uma revisão bibliográfica detalhada observou-se que o custo de aquisição de um cromatógrafo de íons é muito superior ao dos equipamentos utilizados nas demais técnicas, contudo os gastos na rotina laboratorial são menores. Além disso, a cromatografia iônica é uma técnica rápida de alta seletividade, boa precisão e exatidão. No comparativo com a potenciometria direta utilizando eletrodo seletivo e a espectrofotometria, esta apresentou vantagens como uma maior sensibilidade e versatilidade; e uma geração de resíduos de baixa toxicidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90078
Arquivos Descrição Formato
000913785.pdf (1.123Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.