Repositório Digital

A- A A+

A relação entre a substância e os modos na filosofia de Espinosa

.

A relação entre a substância e os modos na filosofia de Espinosa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação entre a substância e os modos na filosofia de Espinosa
Autor Silveira, Carlos Ricardo Rodrigues da
Orientador Levy, Lia
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Filosofia: Bacharelado.
Assunto Aristóteles 384-322 A.C.
Espinosa, Baruch de
Inerência (Filosofia)
Resumo A relação entre os modos e a substância na filosofia de Espinosa é tida tradicionalmente como de inerência, de maneira semelhante, grosso modo, à relação entre os acidentes e as substâncias na filosofia aristotélica. Essa concepção de inerência foi contestada por Edwin Curley a partir de 1969. Esta monografia, no primeiro capítulo, procura defender que a relação entre os modos e a substância em Espinosa é de inerência, contra Curley, explicando em que consiste essa relação e diferenciando-a da concepção aristotélica de inerência. No segundo capítulo, são apresentadas e respondidas objeções elaboradas por Pierre Bayle ainda no século XVIII contra a concepção de inerência dos modos na substância em Espinosa e que serviram como apoio para os ataques de Curley.
Abstract The relation between modes and substance in Spinoza's philosophy is traditionally considered as a relation of inherence, roughly as the relation between accidents and substances in aristotelian philosophy. This conception was disputed by Edwin Curley since 1969. This term paper, in its first chapter, defends the conception of inherence of the modes in the substance in Spinoza, explaining it in constrast with the aristotelian conception. In the second chapter, objections elaborated by Pierre Bayle in the eighteenth century (wich served as a basis for Curley's criticisms) against the conception of inherence in Spinoza are presented and responded.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90180
Arquivos Descrição Formato
000911252.pdf (366.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.