Repositório Digital

A- A A+

Teoria da causalidade : uma abordagem histórica

.

Teoria da causalidade : uma abordagem histórica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Teoria da causalidade : uma abordagem histórica
Autor Morales, Edi Kappel
Orientador Rocha, Fernando Jose Rodrigues da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Filosofia: Bacharelado.
Assunto Teoria da causalidade
Resumo O presente trabalho monográfico, sobre a Teoria da Causalidade: uma abordagem histórica, visou expor o desenvolvimento da teoria linear no contexto evolutivo do pensamento ocidental, nas diferentes fases históricas. A teoria da causalidade, que expressa o pensamento linear, foi apresentada como estudo preliminar, para compreensão dos antecedentes históricos do modelo de pensamento não linear. É objetivo do trabalho analisar a teoria causal através de numa averiguação histórica e crítica, para avaliar sua efetiva capacidade de explicar os complexos fenômenos sociais nos dias atuais. Esse interesse partiu da insuficiência explicativa demonstrada pela teoria de causa e efeito e da constatação de que se a teoria da complexidade, já adotada para explicar os complexos fenômenos científicos físicos e naturais dos quais o pensamento linear não dá conta de justificar, talvez seja viável sua aplicação no mundo social, para explicar os eventos sociais que a cada dia apresentam-se mais complexos e, que também, não conseguem ser explicados pelo pensamento linear. Foi adotado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica demonstrando as várias perspectivas de entendimento da teoria de causa e efeito de diversos pensadores, cientistas e filósofos representando os períodos históricos da humanidade desde a Grécia antiga, passando pela Idade Média, Renascimento até a modernidade, com rápido enfoque na pós-modernidade. Foi constatado pela pesquisa que a teoria causal não dá conta de explicar os fenômenos complexos, necessitando, portanto, da atuação concomitante da teoria da complexidade, emergente do paradigma newtoniano-cartesiano para fazer frente às explicações dos complexos fenômenos sociais em nossos dias.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90199
Arquivos Descrição Formato
000914281.pdf (315.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.