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Estudo das condições de trabalho em bibliotecas acadêmicas de uma universidade pública federal

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Estudo das condições de trabalho em bibliotecas acadêmicas de uma universidade pública federal

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Título Estudo das condições de trabalho em bibliotecas acadêmicas de uma universidade pública federal
Autor Fleck, Luiza Kessler
Orientador Amaral, Fernando Goncalves
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Biblioteca universitária
Condições de trabalho
Ergonomia
[en] Ergonomics
[en] University library
[en] Work ability
[en] Work conditions
Resumo Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vêm sofrendo as conseqüências da redução de recursos financeiros e humanos, com prejuízo para a manutenção da infraestrutura e desenvolvimento dos serviços. Esta pesquisa teve como objetivo estudar as condições de trabalho de bibliotecários e não-bibliotecários de 27 bibliotecas setoriais de uma universidade pública federal. Foram realizadas visitas e entrevistas exploratórias em bibliotecas dos diversos campi e distribuídos dois questionários auto-aplicados a toda a população-alvo, buscando identificar o perfil e estilo de vida, as tarefas de trabalho, o grau de satisfação com as condições e as exigências do trabalho e a percepção dos entrevistados quanto à sua capacidade para o trabalho. A capacidade para o trabalho foi medida através do Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). Os resultados mostraram os servidores satisfeitos com o trabalho em biblioteca e suas características, e com os aspectos psicossociais do trabalho, tais como, o relacionamento com usuários, colegas e chefia. Entre as principais questões geradoras de insatisfação para bibliotecários e não-bibliotecários estão as condições de área física e infra-estrutura das bibliotecas, a segurança nos campi, a falta de pessoal e as relacionadas à realidade de servidor público federal. A insatisfação dos servidores com a quantidade de pessoal disponível e sua sensação de sobrecarga de trabalho estão entre as variáveis de pesquisa significativamente relacionadas com a percepção da capacidade para o trabalho. Foram propostos estudos específicos para melhoria das condições ambientais e enriquecimento do trabalho, com a participação dos servidores no processo de análise e solução dos problemas.
Abstract In recent years, public universities in Brazil have been adversely affected by a reduction in financial and human resources, with resulting damage to infrastructure and provision of services. The objective of this research was to study the working conditions of librarians and other staff of the 27 sectorial libraries of a one federal public university. Visits to and exploratory interviews at various campuses were carried out, and questionnaires were distributed amongst the target population to identify the profile and life style, work tasks, level of satisfaction with work conditions and the perception of the interviewed as to their capacity for work. The work ability was measured in accordance with the Work Ability Index (WAI). The results showed that the staff were satisfied with library work and its characteristics, and with the psychosocial aspects of the work, such as the relationship with users, colleagues and the management. Amongst the principal sources of dissatisfaction for librarians and support staff are the fabric and infrastructure of the libraries, security at the campuses, lack of staff, and those issues related to the general conditions of federal public servants. The dissatisfaction of the staff with the available manpower and their sense of excess burden are amongst the research variables significantly related to perceived work ability. Specific studies were proposed to improve the environmental conditions and the enrichment of work by way of participation of staff in the process of analysis and problem solving.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/9021
Arquivos Descrição Formato
000461434.pdf (690.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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