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dc.contributor.advisorTeixeira, Igor Salomãopt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Lucas Volkweispt_BR
dc.date.accessioned2014-04-03T01:51:38Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/90296pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho estudamos as relações entre o Império Abássida e diversos povos que se encontravam tanto dentro como fora de seus domínios, através da análise do relato de viagem de um de seus emissários, Ahmad Ibn Fadlan, em missão que o leva à Bulgária do Volga, no século X. Analisamos primeiramente as diretrizes contidas no Alcorão, relativas às relações firmadas com povos de diferentes credos; em seguida, expomos as condições do ponto de partida da viagem, a cidade de Bagdá, o momento político pelo qual passava o califado, assim como a produção intelectual da época, conhecida como Era de Ouro do Islã. Por fim, analisamos as tradições e rituais contidas na fonte, destacando seu caráter sincrético, interpenetrante e mutável. Nossa conclusão é que as relações estabelecidas entre estes povos, muitos deles “pagãos”, e o império islâmico são muito mais complexas que simples dominação e sujeição, imposição e conversão, hostilidade e guerras. As relações se dão em vias de duas mãos, com trocas partindo de todos os lados envolvidos, um diálogo cultural.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we study the relations between the Abassid Empire and the various people found both in and out of its domains, through the analysis of the travel reportof one of its emissaries, Ahmad Ibn Fadlan, in a mission that takes him to the Bulgarian Volga, in the tenth century. We first analyze the guidelines found in the Coran, on the relations built with populations of different beliefs; next, we present the conditions from the starting point of the voyage, the city of Baghdad, the political moment in wich the caliphate found himself, as well as the intelectual production of the period, known as the Golden Age of Islam. Lastly, we analyze the traditions and rituals found on the source, highlighting its syncretic, interpenetrating and mutable character. Our conclusion is that the relations established between these people, many of them “pagans”, and the islamic empire are much more complex than simple domintion and subjection, imposition and conversion, hostility and war. The relations take place in a two-way street, with exchanges coming from both sides involved, a cultural dialogue.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIslamen
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectPaganismen
dc.subjectPaganismopt_BR
dc.subjectRelato de viagempt_BR
dc.subjectTravel reporten
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligionen
dc.titleA Risalya de Ahmad Ibn Fadlan : o relato da viagem de um muçulmano do século X ao leste europeupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914555pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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