Repositório Digital

A- A A+

A infame academia : a história da Escola das Américas sob a Doutrina de Segurança Nacional na América Latina (1959-1989)

.

A infame academia : a história da Escola das Américas sob a Doutrina de Segurança Nacional na América Latina (1959-1989)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A infame academia : a história da Escola das Américas sob a Doutrina de Segurança Nacional na América Latina (1959-1989)
Autor Mattos, Dionysius Dias de
Orientador Padrós, Enrique Serra
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto América Latina
Anticomunismo
Doutrina de segurança nacional
Escola das Américas.
Estados Unidos
Guerra fria
Imperialismo
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a história da Escola das Américas, instituição criada para o treinamento de militares e civis latinos americanos na Zona do Canal do Panamá (território estadunidense), no contexto imediatamente anterior e simultâneo de ditaduras que adotaram a Doutrina de Segurança Nacional. O recorte temporal privilegia a mudança do perfil da Escola após a Revolução Cubana, que reconfigurou os interesses dos EUA para a América Latina, e compreende ainda o período que vai até 1989, ano que se encerra as últimas ditaduras militares latino-americanas e também ano do inicio de campanhas pelo fechamento em definitivo da Escola das Américas. A trajetória desta obscura instituição é recuperada através dos manuais de aula que vieram a público em 1996, através dos quais mostrara-se o conteúdo que ali era ministrado aos militares latino-americanos. Entender a história da “U.S. Army School of The Américas”, é retirar do anonimato uma academia que treinou mais de 60 mil pessoas em toda sua existência, onde muitas serviram ao imperialismo norte-americano e estiveram servindo nas Forças Armadas de ditaduras que em mutos casos, implantaram ditaduras e promoveram crimes de lesa-humanidade, através de políticas de terrorismo de Estado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90297
Arquivos Descrição Formato
000914565.pdf (1.247Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.