Repositório Digital

A- A A+

Construindo masculinidades : uma análise de elementos curriculares do Instituto Parobé sob a perspectiva de gênero (1906-1930)

.

Construindo masculinidades : uma análise de elementos curriculares do Instituto Parobé sob a perspectiva de gênero (1906-1930)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construindo masculinidades : uma análise de elementos curriculares do Instituto Parobé sob a perspectiva de gênero (1906-1930)
Autor Palacio, Linaia de Vargas
Orientador Méndez, Natalia Pietra
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Gênero
História da educação
Instituto Parobé.
Masculino
Resumo Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de gênero acerca de alguns elementos do currículo escolar do Instituto Parobé, inicialmente denominado Instituto Technico Profissional. Para tanto, foram consultadas todas as fontes ainda restantes nessa instituição e que correspondessem desde o período de sua fundação até o final da chamada primeira República, em 1930. Assim, os principais documentos utilizados consistiram em Relatórios produzidos pela Escola de Engenharia de Porto Alegre, entidade a que o Instituto era vinculado. Finalmente, considerando que propósito do Instituto era a instrução de ofícios a jovens e adultos homens, será analisado de que maneira a formação moral, bem como os exercícios físicos e cuidados com o corpo podem incutir sobre os estudantes um ideal de masculinidade a ser executado através da neutralidade da formação do aluno.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90303
Arquivos Descrição Formato
000914652.pdf (482.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.