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dc.contributor.advisorMéndez, Natalia Pietrapt_BR
dc.contributor.authorPalacio, Linaia de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2014-04-03T01:51:41Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/90303pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise de gênero acerca de alguns elementos do currículo escolar do Instituto Parobé, inicialmente denominado Instituto Technico Profissional. Para tanto, foram consultadas todas as fontes ainda restantes nessa instituição e que correspondessem desde o período de sua fundação até o final da chamada primeira República, em 1930. Assim, os principais documentos utilizados consistiram em Relatórios produzidos pela Escola de Engenharia de Porto Alegre, entidade a que o Instituto era vinculado. Finalmente, considerando que propósito do Instituto era a instrução de ofícios a jovens e adultos homens, será analisado de que maneira a formação moral, bem como os exercícios físicos e cuidados com o corpo podem incutir sobre os estudantes um ideal de masculinidade a ser executado através da neutralidade da formação do aluno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMasculinopt_BR
dc.subjectInstituto Parobépt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.titleConstruindo masculinidades : uma análise de elementos curriculares do Instituto Parobé sob a perspectiva de gênero (1906-1930)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914652pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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