Repositório Digital

A- A A+

Gênero, raça e classe : as possibilidades de inserção das mulheres no mercado de trabalho doméstico em Porto Alegre no pós-abolição (1896-1908)

.

Gênero, raça e classe : as possibilidades de inserção das mulheres no mercado de trabalho doméstico em Porto Alegre no pós-abolição (1896-1908)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gênero, raça e classe : as possibilidades de inserção das mulheres no mercado de trabalho doméstico em Porto Alegre no pós-abolição (1896-1908)
Autor Santos, Maurício Reali
Orientador Xavier, Regina Célia Lima
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Abolição da escravatura
História do trabalho
Trabalho doméstico
Resumo Este trabalho teve como questão analisar quais foram as possibilidades de inserção das mulheres no mercado de trabalho doméstico em Porto Alegre, no contexto pós abolição, utilizando como fonte principalmente os anúncios de emprego do jornal Correio do Povo, entre 1896 e 1908. Embora os anúncios sejam por vezes econômicos em termos de informações, muitos deles, mais do que uma simples relação de oferta e demanda, permitiram entrever expectativas dos empregadores sobre o trabalho, significados acerca da liberdade e valores sociais acionados na prática de contratação. Além de uma análise qualitativa, a fonte permitiu uma quantificação levando em conta ocupação, sexo, cor, nacionalidade, idade e salário, não com a pretensão de estabelecer uma amostra com representatividade estatística, mas para constituir indicativos sobre os quais refletir, em diálogo com a bibliografia, sobre temas como: a inserção da mulher no mercado de trabalho doméstico e as relações de gênero; os significados da cor e etnicidade no contexto pós-abolição; arranjos de trabalho e domesticidade; bem como indícios de conflitos cotidianos e negociações entre patrões e empregadas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90308
Arquivos Descrição Formato
000914742.pdf (710.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.