Repositório Digital

A- A A+

Liberalismo em terras guaranis : o jornal la regeneración e o Paraguai pós-guerra da tríplice aliança (1869-1870)

.

Liberalismo em terras guaranis : o jornal la regeneración e o Paraguai pós-guerra da tríplice aliança (1869-1870)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Liberalismo em terras guaranis : o jornal la regeneración e o Paraguai pós-guerra da tríplice aliança (1869-1870)
Autor Segatto, Bruno Félix
Orientador Grijó, Luiz Alberto
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Imprensa
Liberalismo
Paraguai
Pós-guerra
Resumo Os meses imediatamente posteriores ao término da Guerra contra a Tríplice Aliança são marcados por debates e negociações a respeito da reorganização do Estado, da necessidade de amparar a população sobrevivente e de reconstruir o país destruído após anos de conflito. No decorrer destes meses, com o retorno de diversos paraguaios que estavam no exterior, delinearam-se dois grupos políticos que marcarão a política paraguaia no pós-guerra: um grupo composto majoritariamente por jovens de influência liberal e outro, mais heterogêneo, nucleado em torno de indivíduos que pertenceram ao governo do Mariscal Francisco Solano López, morto por tropas brasileiras em março de 1870. Este trabalho tem como objetivo analisar as principais propostas e representações que o grupo liberal elaborou e manifestou através do seu órgão difusor, o jornal La Regeneración, e a dimensão da influência das mesmas na Constituição Nacional aprovada em novembro de 1870. Este grupo “liberal” assumiu um importante protagonismo no debate a respeito do Paraguai que se deveria construir, do Estado que havia de estruturar e da sociedade que se desejava formar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90311
Arquivos Descrição Formato
000914831.pdf (456.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.