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O samba de Getúlio : a malandragem de Wilson Baptista e o projeto nacionalista do Estado Novo

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O samba de Getúlio : a malandragem de Wilson Baptista e o projeto nacionalista do Estado Novo

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Título O samba de Getúlio : a malandragem de Wilson Baptista e o projeto nacionalista do Estado Novo
Autor Silva, Camila Alexandre da
Orientador Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Baptista, Wilson
Estado novo
Identidade nacional
Samba
[en] National identity
[en] New state
Resumo Este trabalho analisa algumas músicas do compositor Wilson Baptista no contexto da Revolução de 1930 até o fim do Estado Novo. Nesse período existiu uma intensa propaganda ideológica do Estado tomada por assuntos relacionados à identidade nacional e afirmações de características brasileiras de cunho nacionalista. O governo de Getúlio Vargas realizou uma virada na história política, econômica e social do país, tendo como uma das inúmeras estratégias, a remodelação do gênero samba. Nesse contexto, Wilson Baptista produziu tanto composições que exaltavam a malandragem como estilo de vida, bem como músicas que valorizavam o trabalhador urbano , portanto estavam alinhadas com a ideologia do Estado. Para compreendermos essa relação entre Estado e sambista, foram utilizados conceitos que elucidam questões relativas à formação de identidades nacionais e ao próprio conceito de Nação.
Abstract This paper examines some of the music composer Wilson Baptista in the context of the Revolution of 1930 until the end of the Estado Novo . During this period there was an intense ideological state propaganda outlet for matters related to national identity and statements of Brazilian nationalist character features . The government of Getulio Vargas made a turn in political, economic and social history of the country , having as one of many strategies , the redevelopment of the samba . In this context , Wilson Baptista produced both compositions extolling trickery as lifestyle , as well as songs that valued the urban workers, and were aligned with the ideology of the state. To understand this relationship between state and samba , concepts that clarify issues relating to the formation of national identities and the very concept of nation were used.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90312
Arquivos Descrição Formato
000914838.pdf (257.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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