Repositório Digital

A- A A+

O paganismo nas vidas de Martinho de Tours : análise comparada nas hagiografias escritas por Sulpício Severo (†c. 425) e Jacopo de Varazze (†1298)

.

O paganismo nas vidas de Martinho de Tours : análise comparada nas hagiografias escritas por Sulpício Severo (†c. 425) e Jacopo de Varazze (†1298)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O paganismo nas vidas de Martinho de Tours : análise comparada nas hagiografias escritas por Sulpício Severo (†c. 425) e Jacopo de Varazze (†1298)
Autor Rolim, Gustavo Koszeniewski
Orientador Teixeira, Igor Salomão
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Hagiografia
Severo, Sulpício
Tours, Martinho de
Varazze, Jacopo de
Resumo O presente trabalho faz uma análise das hagiografias de Martinho de Tours, escritas por Sulpício Severo (c. 400 d.C.) e Jacopo de Varazze (Séc. XIII). Utilizando a metodologia comparativa, através destes dois documentos, poderemos realizar a identificação de elementos de especificidade dos objetos de estudo, construindo comparações através de semelhanças e diferenças, como ponto de partida para estudar a “construção” da santidade de Martinho de Tours. Entre os aspectos abordados estão a análise da função do santo e o fenômeno da santidade, instrumentalizados através do elemento do paganismo. Em contextos diferentes, o trabalho disserta sobre a construção social da santidade e as concepções deste fenômeno e seu uso pelos autores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90319
Arquivos Descrição Formato
000914682.pdf (471.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.