Repositório Digital

A- A A+

O sangue que lava a honra : estudo de decisões de recurso em homicídio de mulheres : Rio Grande do Sul, década de 1930

.

O sangue que lava a honra : estudo de decisões de recurso em homicídio de mulheres : Rio Grande do Sul, década de 1930

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O sangue que lava a honra : estudo de decisões de recurso em homicídio de mulheres : Rio Grande do Sul, década de 1930
Autor Trindade, Carine Medeiros
Orientador Grijó, Luiz Alberto
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Controle social
Crime passional
Honra na cultura gaucha
Poder judiciário
Resumo Nosso trabalho apresenta uma análise sobre as concepções de honra feminina, masculina e familiar no âmbito do Judiciário gaúcho da década de 1930. Analisamos acórdãos do Tribunal Superior do Estado sobre crimes envolvendo casais nos anos de 1930 a 1938. Entendemos que esta fonte pode nos indicar a percepção individual e coletiva dos magistrados gaúchos quanto às questões de gênero, quando deixam transparecer em suas decisões suas convicções pessoais e seus entendimentos sobre as diferentes relações sociais. A partir da análise qualitativa da nossa amostra buscaremos apontar a inter-relação do papel do Poder Judiciário de decidir crimes com base em leis e sua interpretação para a aplicação no caso concreto. Necessário, portanto, especificar como os componentes formadores da honra feminina e masculina contribuíam para a manutenção da hierarquia nas relações sociais familiares, apontando o uso do controle social como determinante para impor a ordem entre os populares e garantir o progresso do Brasil. Nosso estudo parte da análise de homicídio da mulher infiel ou supostamente infiel, em que o homem se defendia com a alegação da violenta emoção e/ou da legítima defesa da honra. E nosso objetivo é saber como o Poder Judiciário gaúcho se comportava frente ao crime passional, analisando as suas alegações para inocentar ou condenar o réu.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/90321
Arquivos Descrição Formato
000914884.pdf (255.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.