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Avaliação de periódicos científicos brasileiros da área da psicologia

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Avaliação de periódicos científicos brasileiros da área da psicologia

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Título Avaliação de periódicos científicos brasileiros da área da psicologia
Autor Yamamoto, Oswaldo Hajime
Menandro, Paulo Rogerio Meira
Koller, Silvia Helena
LoBianco, Anna Carolina
Hutz, Claudio Simon
Bueno, Jose Lino Oliveira
Guedes, Maria do Carmo
Resumo Este trabalho apresenta a segunda versão do processo de avaliação dos periódicos brasileiros da área da psicologia, conduzida pela Comissão Editorial Capes-Anpepp. As demandas para a realização deste empreendimento, que teve a sua versão inicial realizada em 1999, são as seguintes: (a) qualificar os veículos científicos nos quais publicam pesquisadores brasileiros vinculados aos programas de pós-graduação em psicologia; (b) criar mecanismos para viabilizar a manutenção dos periódicos com melhor avaliação; (c) estabelecer parâmetros para o incremento da qualidade dos periódicos da área. Foram avaliados 51 periódicos da área citados nos relatórios dos programas de pós-graduação do período 1999-2000, usando uma ficha de avaliação contendo cinco conjuntos de itens (Normalização, Publicação, Circulação, Autoria e Conteúdo e Gestão editorial), acompanhada de instruções enviadas para os editores dos periódicos. Posteriormente, as fichas foram conferidas pela Comissão, gerando uma classificação de duas entradas, de Âmbito (Nacional/Local) e Qualidade (A/B/C). Os principais resultados indicam que houve uma perceptível melhora na classificação das revistas brasileiras da área, nos seus diversos aspectos. Questões vinculadas à avaliação e desafios para as novas etapas são discutidas.
Abstract The present paper reports the second evaluation of Brazilian psychology journals carried out by the Editorial Committee CAPES-ANPEPP. The objectives of this evaluation, which started in 1999, were (a) to assess the journals Brazilian in which researchers affiliated to graduate courses in psychology usually publish, (b) to develop ways to support the best journals and (c) to establish parameters for the improvement of these journals. In the present assessment, 51 journals cited by the graduate programs reports in the period of 1999-2000 were evaluated. We used an Evaluation Form that consists of five sets of items (Normalization, Publication, Circulation, Authorship and Contents, and Editorial Management). The forms were completed by the editors and checked by the Committee. This instrument allowed to establish a ranking by circulation (National/Local) and quality (A/B/C) criteria. The main results showed that there was a remarkable improvement in the Brazilian journals compared to the first evaluation. Some questions related to the evaluation process itself and the challenges for the next steps are discussed.
Contido em Ciência da informação. Brasília. Vol. 31, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 163-177
Assunto Avaliação
Comunicação científica
Psicologia
[en] Evaluation
[en] Journals
[en] Psychology
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/91015
Arquivos Descrição Formato
000385353.pdf (2.720Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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