Repositório Digital

A- A A+

Cointegração : uma relação de equilíbrio de longo prazo

.

Cointegração : uma relação de equilíbrio de longo prazo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cointegração : uma relação de equilíbrio de longo prazo
Autor Pereira, Thaís Neves
Orientador Torrent, Hudson da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Acoes : Investimento
Vetores
Resumo O presente estudo analisa a relação de longo prazo entre índices diários de ações de quatro países: Brasil, México, Estados Unidos e Inglaterra utilizando a teoria da cointegração. Para a análise considerou-se o período de 02 de janeiro de 2004 a 28 de dezembro de 2012. Para confirmar a estacionariedade das séries foi utilizado o teste de raiz unitária de Dickey-Fuller Aumentado, os testes de cointegração foram os descritos por Engle e Granger, para o caso univariado, e por Johansen, para o caso multivariado, sendo o último através o modelo do vetor autorregressivo (VAR). Os resultados mostraram que todas as séries dos índices de preços diários são integradas de ordem um possibilitando, assim, a aplicação dos testes de cointegração. Concluiu-se que existem três vetores de cointegração e, portanto, ajustou-se um modelo de correção de erros. A função impulso resposta foi utilizada para observar o comportamento das demais séries quando dado um choque aleatório na série de preços da Bolsa de Valores brasileira.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/93266
Arquivos Descrição Formato
000915260.pdf (682.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.