Repositório Digital

A- A A+

Pensando no infinito para entender cálculo : uma visão de professores sobre a introdução ao cálculo no Ensino Médio

.

Pensando no infinito para entender cálculo : uma visão de professores sobre a introdução ao cálculo no Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pensando no infinito para entender cálculo : uma visão de professores sobre a introdução ao cálculo no Ensino Médio
Autor Silva, Guilherme Porto da
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem : Matematica
Cálculo
[en] Calculus
[en] Infinity
[en] Interviews
Resumo Este trabalho apresenta a identificação e a analise de alguns fatores que geram dificuldades de aprendizagem dos conceitos de função, continuidade e infinito, presentes nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Relacionam-se a essas dificuldades às fragilidades presentes no ensino médio e busca-se uma reconstrução histórica destes conceitos, visando à constituição de uma proposta de ensino que auxilie os alunos a compreenderem concepções tão abstratas, complementando, dessa forma, o atual ensino de funções. Com o objetivo de verificar a aceitação e viabilidade dessa prática, realizam-se entrevistas com três professores, dois do ensino médio e um do ensino superior. Assim, a análise final, centrada nas possibilidades de abordagem no ensino médio de conceitos básicos para a aprendizagem do cálculo diferencial e integral, articula as respostas dos professores ao referencial teórico pesquisado.
Abstract In this work is proposed the identification and analysis of some factors that generate learning difficulties of function concepts, continuity and infinite, present in the disciplines of differential and integral calculus. Related to this difficulties have the weaknesses present in the high school and by looking up for a historical reconstruction of these concepts, in order to constitute a teaching proposal that can be applied to provide subsidies that help students understand these concepts so abstract, complementing the actual teaching of function. With the proposal of verify the acceptation and viability of this practice, we perform interviews with three professors, two of them work in high school, and the other in college. Then, the final analysis, focused in the possibilities of approach in high school, basics concepts for the differential and integral calculus learning, articulates the teacher answers with the researched theoretical referential.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/93273
Arquivos Descrição Formato
000914069.pdf (888.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.