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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorLaurindo, Jéssica Carolini da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-11T01:52:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/93274pt_BR
dc.description.abstractA pouca ênfase no ensino de Geometria ainda é um fator preocupante, especialmente quando tratamos do ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Constata-se, ainda, que existe nos currículos escolares uma ênfase excessiva nos números e nas operações sobrando pouco espaço para a Geometria. Essas condições se refletem na formação dos alunos e, em particular, na dificuldade em representar e visualizar objetos bidimensionais e tridimensionais, assim como perceber e compreender a organização do espaço em que vivem. Diante dessas questões, desenvolvemos um curso de extensão a distância para professores de matemática e de pedagogia com o objetivo de apresentar algumas possibilidades para o ensino e para a aprendizagem de Geometria nos Anos Iniciais, além de verificar quais os conhecimentos de Geometria os professores participantes do curso evidenciam ter. Os assuntos abordados no curso compõem a temática Espaço e Forma e objetivaram distanciar-se das fórmulas e dos cálculos comumente presentes nas aulas de Geometria. A realização desse curso ocorreu por meio da edição 2013 do curso “Matematicando: a gente aprende brincando”, projeto que desenvolve estudos acerca do ensino e da aprendizagem de matemática nos Anos Iniciais. Essa pesquisa é fundamentada na Pedagogia da Autonomia e na Pedagogia da Pergunta de Paulo Freire e as atividades propostas ao longo do curso foram preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As atividades propostas eram acessadas por meio do ambiente virtual PBWorks. Os registros relativos ao desenvolvimento dessas atividades foram publicados através de páginas pessoais também via ambiente virtual PBWorks e mediante discussões colaborativas em grupo criado no Facebook. Através do curso, promovemos um espaço de debate sobre o tema Espaço e Forma nos anos iniciais, propiciando a troca de ideias e experiências, com foco na interação entre os professores por meio de um ambiente virtual. Por fim, propomos um questionário de avaliação buscando identificar os efeitos das discussões realizadas ao longo das quatro semanas. As respostas apontaram uma significativa mudança em relação à compreensão dos conceitos geométricos que podem indicar possíveis implicações nas práticas desenvolvidas em sala de aula pelos professores participantes. Desse modo, o curso apresentou-se como um importante mecanismo desestabilizador, no qual os professores puderam aprofundar conceitos e conhecimentos, por meio de um ambiente virtual de interação e colaboração, com o objetivo de repensar as práticas correntes no tratamento do tema Espaço e Forma nos Anos Iniciais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurso : Ensinopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleEspaço e forma nos anos iniciais : um curso de extensão para professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914204pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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