Repositório Digital

A- A A+

A apropriação do apelido “Mestre Jonas” nas notícias do Globoesporte.com: um caso de idolatria

.

A apropriação do apelido “Mestre Jonas” nas notícias do Globoesporte.com: um caso de idolatria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A apropriação do apelido “Mestre Jonas” nas notícias do Globoesporte.com: um caso de idolatria
Autor Cenci, Daniela da Silva
Orientador Franzoni, Sabrina
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo.
Assunto Globoesporte.com (Site)
Jornalismo esportivo
Resumo O objetivo deste artigo foi o de identificar o tratamento que o site jornalístico Globoesporte.com deu a ascensão do ex-jogador de futebol Jonas Gonçalves de Oliveira, do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. A análise foi fundamentada no apelido “Mestre Jonas”, dado ao atleta após um jogo que marcou o encerramento da imagem de “pior atacante do mundo” – apontada por um jornal espanhol – e deu início a um período de muitas conquistas e superações no clube, principalmente na visão da imprensa e dos torcedores, que foram os responsáveis pela popularização do “Mestre Jonas”. O codinome foi inspirado na história mítica “Jonas e a Baleia”. Como metodologia usei a Análise de Conteúdo, e a pesquisa foi realizada de 24 de setembro a 06 de dezembro de 2010. Das 73 notícias que mencionavam as atuações do atacante, oito foram selecionadas para compor este trabalho, prevalecendo as mais factuais. Para o mapeamento das notícias cheguei a duas categorias distintas de mestre. A primeira: “Mestre Jonas” de “Jonas e a Baleia”; e a segunda “Jonas Mestre” relacionado com a sua liderança e com o seu treinador Renato Gaúcho. A categoria de mestre/líder foi a mais explorada pelo Globoesporte.com do que o apelido “Mestre Jonas”. Ao total foram destacadas 40 vezes nas notícias as ações que colocavam Jonas acima dos outros colegas. No entanto, das oito notícias, seis predominaram a junção das duas categorias, que contribuíram para a construção de idolatria ao jogador Jonas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/93369
Arquivos Descrição Formato
000913817.pdf (129.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.