Repositório Digital

A- A A+

Conflitos no futebol gaúcho: Federação Rio Grandense de Desportos versus clubes

.

Conflitos no futebol gaúcho: Federação Rio Grandense de Desportos versus clubes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conflitos no futebol gaúcho: Federação Rio Grandense de Desportos versus clubes
Autor Cruz, Lucas Lopez da
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo.
Assunto Futebol : Rio Grande do Sul
Jornalismo esportivo
Resumo A Federação Rio Grandense de Desportos (FRGD), desde a sua fundação em 1918 até o ano de 1941, manteve-se como a única entidade que tinha a incumbência de nortear os destinos do futebol gaúcho. Todavia, em três momentos, sua supremacia foi colocada à prova, principalmente pelos clubes de futebol filiados a FRGD. Os conflitos entre a entidade e os clubes foram amplamente divulgados pelos jornais porto-alegrenses. Como se sucederam os conflitos que marcaram o futebol gaúcho quando era dirigido pela FRGD (1918 a 1941), na ótica de jornais porto-alegrenses é a questão norteadora desta pesquisa. Os jornais consultados, entre outras fontes foram submetidos a análise documental e revelaram que houve três conflitos no período em que o futebol estava sob a tutela da FRGD. Especialmente dois clubes de futebol da capital, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional, lideraram o movimento que buscava romper com a FRGD, na tentativa de impor seus interesses. A FRGD fez a ruptura com os clubes, fato que influenciou os campeonatos, que desde então, não obtiveram o sucesso de edições quando os dois clubes expoentes do Rio Grande do Sul estavam presentes. Com o intuito de reestabelecer o êxito de seus campeonatos e fortalecer seu nome no cenário esportivo, a FRGD reatou relações com os clubes dissidentes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/93372
Arquivos Descrição Formato
000913874.pdf (127.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.