Repositório Digital

A- A A+

Garra, força e bravura: representações de futebol gaúcho campeão da América

.

Garra, força e bravura: representações de futebol gaúcho campeão da América

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Garra, força e bravura: representações de futebol gaúcho campeão da América
Autor Bandeira, Gustavo Andrada
Orientador Franzoni, Sabrina
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo.
Assunto Futebol : Rio Grande do Sul
Jornalismo esportivo
Resumo Nesse trabalho pretendi discutir como a mídia impressa narrou as quatro conquistas da Libertadores da América dos clubes de futebol de Porto Alegre observando quais características foram exaltadas nos momentos das vitórias para mapear as representações de futebol gaúcho que circularam nos periódicos. Para tanto, aproximei-me de uma análise de discurso de inspiração Foucaultiana, especialmente na identificação dos sentidos do futebol gaúcho. Como material empírico, selecionei quatro edições do jornal Correio do Povo e quatro do jornal Zero Hora dos dias posteriores aos títulos da Libertadores da América, conquistadas por Grêmio e Internacional. A escolha pelas vitórias se deu em função da grande valorização dessas dentro da lógica da cobertura da imprensa esportiva. Algumas derrotas podem não ter permitido a mesma positividade dada ao futebol gaúcho no momento das conquistas. Os títulos foram creditados a diferentes comunidades simbólicas. Em determinados momentos apenas os clubes foram campeões enquanto em outros o futebol gaúcho ou ainda o futebol brasileiro. Se na representação mítica de futebol brasileiro a alegria e a malemolência aparecem com protagonismo, na representação mítica de futebol gaúcho campeão da América as características singularizantes são os elementos viris de força, coragem, garra e bravura.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/93382
Arquivos Descrição Formato
000913811.pdf (142.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.