Repositório Digital

A- A A+

Além do octógono: análise da imagem de Anderson Silva na mídia brasileira

.

Além do octógono: análise da imagem de Anderson Silva na mídia brasileira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Além do octógono: análise da imagem de Anderson Silva na mídia brasileira
Autor Stefani, Andreza Domingues
Orientador Franzoni, Sabrina
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo.
Assunto Análise da imagem
Imagem-conceito
Marketing esportivo
Silva, Anderson da 1975-.
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar como a imagem do lutador de artes marciais Anderson Silva passou a ser retratada no Brasil em programação não esportiva depois da sua vitória no UFC 126. Para realizar essa observação, busquei compreender como ocorre a construção da imagem-conceito (BALDISSERA, 2008) e como ela se relaciona à identificação do torcedor com o atleta, contribuindo para a formação de uma marca esportiva forte. O material empírico escolhido para a análise foi a entrevista concedida pelo lutador ao programa Fantástico, da Rede Globo, exibida duas semanas depois do combate. A estratégia adotada para atrair a atenção do público em geral, foi reposicionar a imagem do lutador. Sem deixar de ressaltar seu talento nos ringues, o discurso adotado procurou relativizar a violência da sua rotina focando em outros aspectos da sua personalidade. O “novo ídolo” do esporte nacional se tornou um produto esportivo simpático e valorizado, consolidando a marca Anderson Silva no mercado esportivo nacional e ajudando a popularizar o MMA no Brasil.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/93393
Arquivos Descrição Formato
000913807.pdf (403.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.