Repositório Digital

A- A A+

Narrativas de licenciatura sobre o uso de livros e materiais didáticos na elaboração de planos de aula nos estágios em educação matemática

.

Narrativas de licenciatura sobre o uso de livros e materiais didáticos na elaboração de planos de aula nos estágios em educação matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Narrativas de licenciatura sobre o uso de livros e materiais didáticos na elaboração de planos de aula nos estágios em educação matemática
Autor Laste, Leandro Matias
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino de matematica
Formação de professores
Livro didático
[en] Mathematics education internship
[en] Mathematics teaching
[en] Narrative research
[en] Teacher training
[en] Textbooks
Resumo Este trabalho consiste em um estudo sobre a utilização do livro didático pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na elaboração de seus planos de aula. Buscou-se verificar também os materiais didáticos utilizados e as conexões estabelecidas entre as disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II, III com as atividades de ensino Estágio em Educação Matemática II e III. O estudo tem por base uma análise interpretativa de narrativas de cinco alunos, que foram inicialmente gravadas e posteriormente transcritas. Da análise das narrativas, ficou evidenciada a utilização do livro didático no momento da elaboração dos planos de aula. Além do livro, os entrevistados utilizam outros recursos didáticos como a internet, jornais, e softwares matemáticos. Percebeu-se também que, nas atividades de ensino Estágio em Educação Matemática, os alunos frequentemente não aplicam o que aprenderam nos Laboratórios de Prática de Ensino-Aprendizagem porque consideram que os conteúdos a serem ministrados não condizem com as atividades trabalhadas nos Laboratórios.
Abstract This work consists on a study on the use of textbooks by Mathematics students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) when preparing their lesson plans. We also sought to verify the textbooks used and the connections established with the disciplines of Mathematics Teaching and Learning Practice I, II, III and the teaching activities of the Mathematics Education Internship II and III. The study is based on an interpretative analysis of the narratives of five students, initially recorded and later transcribed. After analyzing the narratives, it became evident that the students used the textbook during the elaboration of their lesson plans. Besides the textbook, interviewees also used other resources such as the internet, newspapers, solid material and math software. We also noticed that, during their activities at the Mathematics Education Internship, the students often did not apply what they learned at the Mathematics Teaching and Learning Practice disciplines because they considered that the content to be taught was not consistent with the activities carried out at the Practices.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/93397
Arquivos Descrição Formato
000914177.pdf (829.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.