Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorLaste, Leandro Matiaspt_BR
dc.date.accessioned2014-04-13T01:50:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/93397pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em um estudo sobre a utilização do livro didático pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na elaboração de seus planos de aula. Buscou-se verificar também os materiais didáticos utilizados e as conexões estabelecidas entre as disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II, III com as atividades de ensino Estágio em Educação Matemática II e III. O estudo tem por base uma análise interpretativa de narrativas de cinco alunos, que foram inicialmente gravadas e posteriormente transcritas. Da análise das narrativas, ficou evidenciada a utilização do livro didático no momento da elaboração dos planos de aula. Além do livro, os entrevistados utilizam outros recursos didáticos como a internet, jornais, e softwares matemáticos. Percebeu-se também que, nas atividades de ensino Estágio em Educação Matemática, os alunos frequentemente não aplicam o que aprenderam nos Laboratórios de Prática de Ensino-Aprendizagem porque consideram que os conteúdos a serem ministrados não condizem com as atividades trabalhadas nos Laboratórios.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists on a study on the use of textbooks by Mathematics students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) when preparing their lesson plans. We also sought to verify the textbooks used and the connections established with the disciplines of Mathematics Teaching and Learning Practice I, II, III and the teaching activities of the Mathematics Education Internship II and III. The study is based on an interpretative analysis of the narratives of five students, initially recorded and later transcribed. After analyzing the narratives, it became evident that the students used the textbook during the elaboration of their lesson plans. Besides the textbook, interviewees also used other resources such as the internet, newspapers, solid material and math software. We also noticed that, during their activities at the Mathematics Education Internship, the students often did not apply what they learned at the Mathematics Teaching and Learning Practice disciplines because they considered that the content to be taught was not consistent with the activities carried out at the Practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectNarrative researchen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics education internshipen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.titleNarrativas de licenciatura sobre o uso de livros e materiais didáticos na elaboração de planos de aula nos estágios em educação matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914177pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples