Repositório Digital

A- A A+

A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul

.

A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
Autor Saraiva, Letícia Sório
Orientador Moellwald, Francisco Egger
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Modelagem matematica
[en] Critical mathematics education
[en] Mathematical modeling
[en] Mathematics education
[en] Polytechnic high school
Resumo Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado.
Abstract This study relates concepts and elements of Mathematics Education to the guiding principles of curricular restructuring proposed by the Rio Grande do Sul Secretary of Education. Supported by Skovsmose’s ideas concerning the critical mathematics education perspective, I defend Mathematical Modeling as an alternative to face the changes proposed by the State Government. The research carried out led me to consider Mathematical Modeling as a pedagogical strategy concerned in contributing to form the citizenship and political and social consciousness of the student. Furthermore, it represents an alternative tool for the math teacher to better face the curricular restructuring proposed in the document studied.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/93400
Arquivos Descrição Formato
000914209.pdf (438.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.