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dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorPinto, Adriano de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-16T01:52:19Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94411pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procurou detectar quais as dificuldades mais frequentes que alunos de Física Geral tem na aprendizagem da Lei de Ampère, visando interpretar as mesmas com base na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson- Laird. Foram pesquisados cerca de 230 estudantes, dos cursos de Engenharia e Matemática da UFRGS, ao longo de dois semestres letivos, por meio de suas respostas a questões e problemas envolvendo a Lei de Ampère. Ficou evidente que os alunos resolvem os problemas mecanicamente e respondem a questões descritivas da mesma forma, o que forneceu dados para levantar as dificuldades relacionadas a esse mecanicismo, que se traduzem em interpretações incompletas e/ou equivocadas da Lei de Ampère, objeto de nossa análise.pt_BR
dc.description.abstractThe research reported in this paper attempted to detect the most frequent difficulties students have in the learning of Ampère’s Law, trying to interpret them in the light of Johnson-Laird’s mental models theory. Some 230 engineering and mathematics students were researched, during two academic semesters, through their answers to conceptual questions and their written solutions to problems involving Ampère’s Law. Research findings clearly show that students solve problems mechanically and provide answers to conceptual questions in the same way. This kind of mechanicism that appear in incomplete or wrong interpretations of the law was object of our analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 25, n. 3 (set. 2003), p. 317-325pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades dos alunos na aprendizagem da lei de Ampère, à luz da teoria dos modelos mentais de Johnson-Lairdpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000392841pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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