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Desejos de memória : procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schul

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Desejos de memória : procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schul

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Título Desejos de memória : procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schul
Autor Dantas, Monica Fagundes
Resumo Apesar do aperfeiçoamento das formas de registro e veiculação dos produtos coreográficos em diferentes mídias e das possibilidades de se fazer dança em outros suportes para além do corpo, pensamos que o ato de dançar é ainda uma das melhores maneiras de celebrar a dança e sua memória. Neste artigo, temos por objetivo refletir sobre os procedimentos de recriação utilizados no Projeto Dar carne à memória, realizado em Porto Alegre em 2010 e que teve por propósito tornar disponível uma parte do repertório de dança contemporânea criado no sul do Brasil, através da recriação de coreografias de Eva Schul de diferentes períodos. Quais foram os procedimentos recorrentes? Qual foi o papel da coreógrafa, dos bailarinos, dos demais colaboradores nesse processo? Como nos posicionamos em relação aos binômios autenticidade/interpretação e reconstrução/recriação? Respondendo a essas questões, esperamos contribuir para traçar estratégias para criação e manutenção de repertórios de dança contemporânea e, ao mesmo tempo, continuar a celebrar a memória da dança contemporânea em Porto Alegre.
Abstract In spite of the improvement of the forms of registration and divulgation of choreographic products in different media and the possibilities of making dance in other supports beyond the body, we think that the act of dancing is still one of the better ways to celebrate dance and its memory. In this article, we intended to reflect on the re-creation procedures used in the Project Dar carne à memória, carried out in Porto Alegre in 2010 and whose purpose was to make available a part of the contemporary dance repertoire created in southern Brazil, by means of the re-creation of choreographies by Eva Schul from different periods. What were the recurrent procedures? What was the role of the choreographer, the dancers, and the other collaborators in that process? How did we stand in relation to the binomials authenticity/interpretation and reconstruction/re-creation? By responding to these questions, we hope to contribute to devise strategies for the creation and maintenance of contemporary dance repertoires and, at the same time, continue to celebrate the memory of contemporary dance in Porto Alegre.
Contido em Cena. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 11, (2012)
Assunto Coreografia
[en] Choreographic re-creation
[en] Eva Schul
[en] Memory of contemporary dance
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94458
Arquivos Descrição Formato
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