Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDantas, Monica Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2014-04-16T01:52:36Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1519-275Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94458pt_BR
dc.description.abstractApesar do aperfeiçoamento das formas de registro e veiculação dos produtos coreográficos em diferentes mídias e das possibilidades de se fazer dança em outros suportes para além do corpo, pensamos que o ato de dançar é ainda uma das melhores maneiras de celebrar a dança e sua memória. Neste artigo, temos por objetivo refletir sobre os procedimentos de recriação utilizados no Projeto Dar carne à memória, realizado em Porto Alegre em 2010 e que teve por propósito tornar disponível uma parte do repertório de dança contemporânea criado no sul do Brasil, através da recriação de coreografias de Eva Schul de diferentes períodos. Quais foram os procedimentos recorrentes? Qual foi o papel da coreógrafa, dos bailarinos, dos demais colaboradores nesse processo? Como nos posicionamos em relação aos binômios autenticidade/interpretação e reconstrução/recriação? Respondendo a essas questões, esperamos contribuir para traçar estratégias para criação e manutenção de repertórios de dança contemporânea e, ao mesmo tempo, continuar a celebrar a memória da dança contemporânea em Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractIn spite of the improvement of the forms of registration and divulgation of choreographic products in different media and the possibilities of making dance in other supports beyond the body, we think that the act of dancing is still one of the better ways to celebrate dance and its memory. In this article, we intended to reflect on the re-creation procedures used in the Project Dar carne à memória, carried out in Porto Alegre in 2010 and whose purpose was to make available a part of the contemporary dance repertoire created in southern Brazil, by means of the re-creation of choreographies by Eva Schul from different periods. What were the recurrent procedures? What was the role of the choreographer, the dancers, and the other collaborators in that process? How did we stand in relation to the binomials authenticity/interpretation and reconstruction/re-creation? By responding to these questions, we hope to contribute to devise strategies for the creation and maintenance of contemporary dance repertoires and, at the same time, continue to celebrate the memory of contemporary dance in Porto Alegre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCena. Porto Alegre. Vol. 2, n. 11 (2012), 24 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectChoreographic re-creationen
dc.subjectMemory of contemporary danceen
dc.subjectEva Schulen
dc.titleDesejos de memória : procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000866366pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples