Repositório Digital

A- A A+

Simulações computacionais na aprendizagem da Lei de Gauss para a eletricidade da Lei de Ampère em nível de física geral

.

Simulações computacionais na aprendizagem da Lei de Gauss para a eletricidade da Lei de Ampère em nível de física geral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Simulações computacionais na aprendizagem da Lei de Gauss para a eletricidade da Lei de Ampère em nível de física geral
Outro título Computer simulation in the learning of Gauss’ law of electricity and Ampère’s law at General Physics level
Autor Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Moreira, Marco Antonio
Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensinoaprendizagem de Física através de uma abordagem que envolveu o uso de simulações computacionais sobre a Lei de Gauss para a Eletricidade e sobre a Lei de Ampère e de um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento de relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si. A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. Os resultados sugerem que as atividades de simulação computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física, principalmente no que tange as possibilidades de visualização de elementos que contribuem para a reificação de conceitos abstratos. Sugerem, também, que a atividades colaborativas presenciais contribuem positivamente para esse tipo de aprendizagem ao centrar o processo de ensino no aluno.
Abstract The purpose of this research was to analyze the educational process in physics using didactical approaches involving computer simulations activities about Gauss’ law of electricity and Ampère’s law in a collaborative learning environment. The theoretical framework adopted was Ausubel’s meaningful learning theory and Vygotsky’s social interaction approach. Research findings as a whole suggest that computer simulations activities are potentially helpful in facilitating meaningful learning of physics topics, mainly in respect of the visualization possibilities of abstract concepts. They also suggest that the collaborative learning tasks have an important contribution towards this kind of learning, centering the teaching process on student.
Contido em Revista electrônica de enseñanza de las ciências. Vigo, España. Vol. 6, n. 3 (2007), p. 601-629
Assunto Ensino de fisica
Lei de ampere
Lei de gauss
Métodos computacionais
[en] Ampère’s law
[en] Computer simulations
[en] Gauss’ law
[en] Physics teaching
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94528
Arquivos Descrição Formato
000573440.pdf (268.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.