Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2014-04-18T01:52:47Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1579-1513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94528pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensinoaprendizagem de Física através de uma abordagem que envolveu o uso de simulações computacionais sobre a Lei de Gauss para a Eletricidade e sobre a Lei de Ampère e de um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento de relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si. A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. Os resultados sugerem que as atividades de simulação computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física, principalmente no que tange as possibilidades de visualização de elementos que contribuem para a reificação de conceitos abstratos. Sugerem, também, que a atividades colaborativas presenciais contribuem positivamente para esse tipo de aprendizagem ao centrar o processo de ensino no aluno.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research was to analyze the educational process in physics using didactical approaches involving computer simulations activities about Gauss’ law of electricity and Ampère’s law in a collaborative learning environment. The theoretical framework adopted was Ausubel’s meaningful learning theory and Vygotsky’s social interaction approach. Research findings as a whole suggest that computer simulations activities are potentially helpful in facilitating meaningful learning of physics topics, mainly in respect of the visualization possibilities of abstract concepts. They also suggest that the collaborative learning tasks have an important contribution towards this kind of learning, centering the teaching process on student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista electrônica de enseñanza de las ciências. Vigo, España. Vol. 6, n. 3 (2007), p. 601-629pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputer simulationsen
dc.subjectMétodos computacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectGauss’ lawen
dc.subjectLei de gausspt_BR
dc.subjectAmpère’s lawen
dc.subjectLei de amperept_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleSimulações computacionais na aprendizagem da Lei de Gauss para a eletricidade da Lei de Ampère em nível de física geralpt_BR
dc.title.alternativeComputer simulation in the learning of Gauss’ law of electricity and Ampère’s law at General Physics level en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000573440pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples