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Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?

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Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?

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Título Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
Autor Ferreira, Rita de Cássia de Faria
Luce, Fernando Bins
Resumo Em que pese o fato de acadêmicos e praticantes darem significativa atenção ao desenvolvimento de vínculos de longo prazo entre empresas, pouca ênfase há sobre o conhecimento acerca dos seus benefícios, especialmente quanto ao valor criado. O objetivo do presente estudo foi analisar o valor percebido em relacionamentos segundo a perspectiva da díade cliente-fornecedor e sua natureza dinâmica em relacionamentos de negócio. A construção do esquema de análise dos relacionamentos e do valor criado nas díades partiu de teorias de marketing de relacionamento com raízes em economia, ciência política, ciências organizacionais, sociologia, psicologia social e direito. Realizou-se uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com 14 díades cliente-fornecedor do setor gaúcho de software. O setor de software foi escolhido por sua representatividade econômica, pela viabilidade de aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento ao contexto e pela existência de outros estudos sobre o tema nesse setor. Os resultados sugerem que a aquisição de softwares empresariais reverte em benefícios quantitativos e qualitativos de naturezas diversas para clientes e fornecedores, e que, dependendo dos vínculos relacionais, tais benefícios podem ser incrementados.
Abstract In spite of the fact that academics and practitioners pay significant attention to developing long-term ties in industry, there is little emphasis placed on the benefits stemming from such ties, particularly on value creation. Our study analyzes perceived relationship value from the perspective of dyads consisting of one customer and one supplier working together, as well as its dynamic nature in business relationships. The analytical framework was developed from relationship marketing theories with roots in economics, political science, organization sciences, sociology, social psychology and law. A qualitative study was conducted by way of in-depth interviews with representatives from 14 customer-supplier dyads in the prominent software sector established in Southern Brazil, The software sector was chosen because of its economic representativity, its viability for the application of relationship marketing phenomena to the context and because of other studies on the matter in this sector. The findings suggest that the acquisition of enterprise software brings benefits of many types to both customers and suppliers, and that, depending on the relational ties, such benefits can be further improved.
Contido em Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol.13, n.4, (out./dez. 2009), art.2, p.545-563
Assunto Cliente
Fornecedores
Marketing de relacionamento
Relacionamento : Negócios : Perspectiva de clientes e fornecedores
[en] business relationships
[en] customer-supplier dyads
[en] software projects
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94533
Arquivos Descrição Formato
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