Repositório Digital

A- A A+

A economia da religião e seus fundamentos : teste de um modelo de escolha religiosa

.

A economia da religião e seus fundamentos : teste de um modelo de escolha religiosa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A economia da religião e seus fundamentos : teste de um modelo de escolha religiosa
Autor Oliveira, Lívio Luiz Soares de
Cortes, Renan Xavier
Balbinotto Neto, Giacomo
Resumo O objetivo deste trabalho é expor, com base na literatura de Economia da Religião, a premissa de racionalidade humana relacionada ao comportamento religioso. Serão abordados conceitos e definições da Economia da Religião, o objeto de interesse dessa disciplina, isto é, as questões com as quais se preocupa, além de discutir-se, sucintamente, a origem e a evolução da Economia da Religião. Discutem-se dois dos fundamentos teóricos da Economia da Religião: a Escolha Racional e a Teoria do Consumidor aplicada à religião. Como contribuição empírica, realizou-se um teste de um modelo de escolha religiosa empregando a técnica de Análise de Discriminante. Por último, serão discutidas as vantagens, objeções e críticas relativas à Teoria da Escolha Racional Religiosa.
Abstract This paper aim, based on the literature of Economics of Religion, to the premise of human rationality related to religious behavior. Are discussed concepts and definitions of the Economics of Religion, the object of interest in this discipline, ie, the most important issues, and discuss briefly the origin and evolution of discipline. Rational Choice and Consumer Theory applied to the Religion, two of the theoretical fundamentals of Economics of Religion are discussed. As an empirical contribution, we carried out a test of a model of religious choice employing the technique of Discriminant Analysis. Finally, we discuss the advantages, objections and criticisms regarding the Rational Choice Theory of Religion.
Contido em Estudos econômicos. São Paulo. Vol. 41, n. 4 (out./dez. 2011), p. [811]-840
Assunto Economia institucional
Modelo econômico
Teoria do consumidor
Teoria econômica
[en] economics of religion
[en] rational choice
[en] religion
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94554
Arquivos Descrição Formato
000820671.pdf (3.713Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.