Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da qualidade demandada e diretrizes de melhoria no processo de interação Universidade-Empresa

.

Avaliação da qualidade demandada e diretrizes de melhoria no processo de interação Universidade-Empresa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da qualidade demandada e diretrizes de melhoria no processo de interação Universidade-Empresa
Outro título Assessment of quality demand and guidelines for improving the University-Industry interaction process
Autor Matei, Ana Paula
Echeveste, Marcia Elisa Soares
Ten Caten, Carla Schwengber
Ayup-Zouain, Ricardo Norberto
Resumo O artigo apresenta o processo de interação Universidade-Empresa no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC). O objetivo é identificar as demandas de qualidade no processo de interação UFRGS-Empresas parceiras e propor melhorias para este processo. As demandas são identificadas com base em uma pesquisa de mercado, sendo desdobradas em características de qualidade e procedimentos para atendimento, por meio do Quality Function Deployment (QFD). Posteriormente, são propostas sugestões de melhorias para a SEDETEC. Os principais resultados são: a identificação e a priorização da qualidade demandada pelo setor empresarial; a avaliação dos requisitos e dos procedimentos que atendem a estas demandas e a proposição de diretrizes para melhorias no serviço da SEDETEC, destacandose: ampliação e dinamização das formas de comunicação; criação de um sistema de indicadores de desempenho; e análise de mercado para as tecnologias desenvolvidas.
Abstract This paper presents the university-industry interaction process through which the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) is under the responsibility of the Secretary for Technological Development (SEDETEC). The purpose this article was to identify quality demands of the interaction process between UFRGS and partner companies, as well as to propose improvements to this process. Demands were identified through market research and then analyzed by means of the Quality Function Deployment (QFD), which provides insights for quality improvements. We then propose improvement actions to SEDETEC. Main results identify the quality demanded by the corporative segment, evaluate requirements and actions to achieve such quality demands, and propose improvement guidelines to the services provided by SEDETEC. Such improvements include a more dynamic communication system, a new set of indices for performance measurement, and procedures for analyzing market reaction due to the developed technologies.
Contido em Produção. Porto Alegre. Vol. 22, no. 1 (jan./fev. 2012), p. 27-42
Assunto Desdobramento da função qualidade
Engenharia de producao
Estatística
Pesquisa de mercado
[en] QFD
[en] Technological Transfer Office
[en] University-Industry Interaction
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94607
Arquivos Descrição Formato
000873849.pdf (1.493Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.