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Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde

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Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde

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Título Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde
Outro título Integrated curriculum for teaching dentistry : new directions for training in the field of healthcare
Outro título Currículo integrado en la educación en Odontología : nuevos sentidos para la formación en el área de salud
Autor Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Stobäus, Claus Dieter
Mouriño Mosquera, Juan José
Moysés, Samuel Jorge
Resumo Apresentam-se os resultados de pesquisa que analisou o processo de mudança curricular no curso de Odontologia em uma instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa e, para manter coerência com o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia do estudo de caso. Foram entrevistados 46 estudantes, 12 professores e 3 representantes da equipe diretiva da universidade estudada. Na interpretação dos dados, quatro categorias emergiram: 1) O processo de reforma curricular: a proposta possível de mudança na formação; 2) As tensões do processo: a diferença entre a teoria pensada e a realidade percebida; 3) O caminhar do processo e seus avanços; 4) A vivência do currículo integrado: um processo contínuo de aprendizagem e superação. Há necessidade de repensar o processo de reforma curricular, reconstruindo continuamente esse currículo. É fundamental tratar, especificamente, da mudança no projeto pedagógico e nas práticas curriculares.
Abstract The results from a study that analyzed the process of curriculum change in the dentistry course at a higher education institution in southern Brazil are presented. A qualitative methodological approach was used and, to maintain coherence with the study subject, a case study strategy was used. Three representatives of the university’s management team, 46 students and 12 professors were interviewed. In interpreting the data, four categories emerged: 1) the curriculum reform process: a possible proposal for changes in the training; 2) tensions within the process: differences between the envisaged theory and the perceived reality; 3) the path of the process and its advances; and 4) experience of the integrated curriculum: a continuous process of learning and overcoming difficulties. There is a need to rethink the curriculum reform process, through continual reconstruction of this curriculum. It is fundamentally important, specifically, to deal with changes to the pedagogical project and curriculum practices.
Contido em Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 16, n. 41 (abr./jun. 2012), p. 529-542
Assunto Curriculos : Odontologia
Educacao odontologica
[en] Curriculum
[en] Dental Education
[en] Education and Health
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/94608
Arquivos Descrição Formato
000855911.pdf (666.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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